Sebrae orienta sobre oportunidades de negócios na Copa

Instituição conta com programa de apoio à competitividade empresarial diante da realização de megaeventos

Com a realização de grandes eventos esportivos no Brasil, os empreendedores devem estar atentos para novas oportunidades. A fim de apoiar e despertar a competitividade em micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, o Sebrae desenvolveu um programa com foco nos negócios que surgem com a proximidade de megaeventos como a Copa do Mundo 2014. Trata-se do Sebrae 2014, cujo objetivo é identificar, disseminar e fomentar oportunidades para  empreendedores de pequenos negócios, por meio de processos integrados de Inteligência Competitiva (IC).
Com auxílio da empresa catarinense Knowtec, especializada na concepção e implementação de Sistemas de IC e de Gestão do Conhecimento, a entidade divulga relatórios analíticos, com informações e orientações que devem permitir aos pequenos empreendedores a viabilização de negócios. O programa abrange, especialmente, as 12 cidades-sede da Copa: Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Porém, empresários de todo o Brasil podem ter acesso às informações divulgadas, através do portal www.sebrae2014.com.br.
O programa teve início em 2010, quando as primeiras oportunidades foram identificadas, após um estudo realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Quase 930 opções de negócios foram levantadas nas 12 cidades-sede. Também foram apontados os requisitos que as empresas precisam para conseguir comercializar produtos e serviços com foco nessas características. Com base no estudo, 10 segmentos com mais possibilidades de geração de negócios por conta da Copa do Mundo foram priorizados. São eles: turismo, economia criativa, comércio varejista, serviços, artesanato, construção civil, madeira e móveis, tecnologia da informação e comunicação, agronegócios e moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias).

Comentários