Sesc promove ações no Dia Mundial da Alimentação

Evento "Dia D Mesa Brasil" acontece neste sábado na Capital e no interior

No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Para alertar a comunidade gaúcha a respeito do desperdício e da problemática da fome, o Sesc/RS realiza, pelo segundo ano consecutivo, o Dia D Mesa Brasil Sesc. A iniciativa tem o propósito de conscientizar e orientar as comunidades sobre a alimentação saudável e o aproveitamento integral dos alimentos. Este ano, a entidade realiza atividades em Lajeado, Caxias do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Cachoeira do Sul, Porto Alegre e Erechim, cidades que contam com a rede permanente de solidariedade.
As programações contam com oficinas, palestras, exposições, avaliação nutricional, medição de pressão arterial e glicose, ações educativas, arrecadação de alimentos, degustação de alimentos orgânicos, jogos educativos e apresentação teatral. Em Porto Alegre, as ações se concentrarão no Largo Zumbi dos Palmares, junto à Feira Modelo que ocorre todos os sábados.
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o número de pessoas subnutridas no mundo teve queda pela primeira vez nos últimos 15 anos. Os dados indicam que houve uma queda de 1,023 bilhão para 925 milhões. O fato se deve a retomada do crescimento econômico em países em desenvolvimento que ocasionou a queda no preço dos alimentos. A agência comunitária ActionAid divulgou em relatório que a fome custa 450 bilhões de dólares por ano para os países em desenvolvimento.
O Mesa Brasil Sesc consiste em uma rede permanente de solidariedade. Seu principal diferencial é o caráter formativo através de oficinas e ações educativas. O projeto contempla distribuição e arrecadação de alimentos. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil é realizado desde 2003 e já arrecadou mais de 9,2 mil toneladas de alimentos e complementou 124.429.475  refeições. Atualmente, são 827 instituições cadastradas no projeto em todo o Estado.

Comentários