Workshop de Mídias Sociais movimenta agenda do Dia do Vinho

Debates serão em torno de ferramentas digitais no mercado do vinho

Iniciativa bem sucedida na programação da edição passada, será reprisada na programação do do Dia do Vinho de 2012 o Workshop de Mídias Sociais, previsto para receber cerca de 150 pessoas, entre as 8h30 e as 18h30 desta terça-feira, 29, no Farina Park Hotel, em Farroupilha. O eventos será realizado até 3 de junho, integrando 11 municípios de Serra e Campanha gaúchas, além de Porto Alegre.
O projeto consiste em uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Sebrae e abordará a importância da experiência emocional na fidelização de uma marca. Conforme os organizadores, cerca de 70% dos participantes são ligados aos setores de uva e vinho, além do turístico. Os outros 30% são representados por formadores de opinião, profissionais da comunicação e blogueiros.
"O foco será relacionamento e experiência de consumo, em específico na cadeia do vinho brasileiro. Hoje, o setor vitivinícola ainda é muito focado na produção. Só que, para se promover este produto, é preciso estratégias criativas, que permitam se sobressair no mercado do vinho, que é extremamente competitivo", explica o gerente de marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Na pauta da oficina serão apresentados exemplos concretos de como as ferramentas digitais podem dinamizar as vendas, principalmente pela internet.
Na programação deste ano, a diversificação ganha amplitude internacional. Além dos gaúchos da Co.De, agência da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), da Perestroika, escola referência em conteúdo digital, e do blog Os Destemperados, há também o norte-americano Gregory Dal Piaz, editor da maior rede social exclusivamente voltada ao vinho dos Estados Unidos. Para fechar, Christian Wilkens, sommelier do Senac-SP, falará de degustação. "As redes sociais são um canal muito importante, pois podem gerar relacionamento e vendas, além de estabelecer um contato direto com o consumidor. Já não basta mais apenas divulgar a ficha técnica do vinho", alerta Bertolini.

Comentários