Glauco Pasa ministra curso sobre escrita para TV

Encontro é voltado para estudantes e comunicadores em geral

Jornalista compartilha experiência de 28 anos em TV - Reprodução

O jornalista Glauco Pasa promoverá um workshop para abordar as peculiaridades do texto para a televisão, sob aspectos gramaticais e da criatividade. A oficina será realizada em 22 de outubro, das 19h às 23h, no M7 Offices (Rua Mariante, 180), em Porto Alegre. De acordo com o repórter, o encontro, que é voltado para estudantes, profissionais recém-formados em Jornalismo e comunicadores em geral, neste primeiro momento terá uma turma limitada de até 15 pessoas. "Quero ter contato mais próximo e possibilitar mais interação", destacou, em conversa com o Coletiva.net.

Baseado na experiência de 28 anos de trabalho, o jornalista trará exemplos práticos de escrita em diversas áreas, a fim de estimular a interação através da observação de reportagens consideradas diferenciadas. "A didática não se resume a texto esportivo. Abordará a necessidade de 'casamento' entre texto e imagem num aspecto prático, algo que nem sempre os jornalistas (ou futuros profissionais) têm contato nas universidades", explicou.

Por fim, Glauco oferecerá dicas do que deve ser evitado e como construir um texto atrativo para TV. Para o jornalista, é importante destacar a evolução da escrita jornalística, que, de acordo com ele, hoje está muito mais coloquial e próxima do telespectador. "Tentarei mostrar o comparativo, do texto 'quadrado', antigo, e do criativo dos dias atuais", contou. A ideia, segundo o comunicador, surgiu após deixar o Grupo RBS, quando foi provocado por colegas da área, que o incentivaram a dar vida ao projeto.

Formado em 1996 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Glauco iniciou a carreira como apresentador da RBS TV Santa Maria e, depois de uma passagem pelo Paraná, foi para a emissora em Porto Alegre, em 1998, onde foi repórter esportivo também pela Rede Globo.

As inscrições para o workshop poderão ser realizadas através do site.

Comentários