Cinco perguntas para Cristiano Mielczarski Silva

Administrador é responsável pela gerência de Marketing e Comunicação da Imed

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Tenho 43 anos, sou administrador de empresas, pós-graduado em Marketing, com pós-MBA em Liderança e Negociação de Alta Performance pela Imed. Casado com a professora e educadora Fabrícia Wurdig, pai de dois filhos, o Cristiano Júnior, advogado, e o Pedro Afonso, estudante do oitavo ano do Ensino Fundamental. Sou de Barra do Ribeiro, cidade próxima a Porto Alegre, de onde estou fora desde 1998. Atualmente, assumi como gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamento com o Mercado da Imed, desafio que brilhou os meus olhos!

2 - O que o levou a atuar no ramo de Comunicação e Marketing?

As minhas primeiras experiências foram nas áreas de negócios de veículos de comunicação, como no Grupo RBS, no qual atuei por quase 10 anos e tive passagens por Porto Alegre, Santana do Livramento, Bagé, Lages, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Santa Cruz e TV Centro-Oeste, de Joaçaba, onde ajudei a construir o canal. Por lá, sempre estive envolvido com o Marketing, com a Comunicação e, principalmente, na utilização dessas ferramentas para negócios. Acredito que a minha relação com a área veio daí.

Ao sair da RBS, fui sócio da Êxito Comunicação e Marketing, quando, de fato, fui para o outro lado do balcão. Dois anos depois, voltei para veículos de comunicação. Assumi como diretor da área do Grupo Sistema Catarinense de Comunicações (SCC) e, posteriormente, acumulei a gestão comercial para as cidades do interior de Santa Catarina. Naquele momento, tive experiências em plataformas digitais, rádios AM e FM, além da possibilidade de ter trabalhado com o sinal da RedeTV que, logo após, trocou para o sinal do SBT.

Voltei para o Rio Grande do Sul ainda no SBT, atuando em algumas regiões do Interior. Também passei pela Rede Pampa como gestor comercial das emissoras do Interior. Quando ainda estava lá, recebi o convite para fazer uma grande reestruturação no Grupo Editorial O Nacional, em Passo Fundo, jornal que, na época, estava completando 85 anos de atuação com circulação diária. Assumi a gerência-executiva do Grupo e, além da abertura de um escritório em Porto Alegre, conseguimos trazer a editora com sede no Rio de Janeiro para projetos locais e estaduais.

Quando havia completado cinco anos na empresa, a Universidade de Passo Fundo fez uma seleção para a gerência de Comunicação e Marketing, pela qual passei a fazer parte da equipe, buscando a integração de todas as plataformas de comunicação da instituição. Em janeiro deste ano, por entender de que já havia concluído o meu ciclo e que precisava de outro grande projeto que brilhasse meu olho novamente, participei do processo seletivo da Imed e assumi como gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamento com o Mercado. A instituição está em um momento de mudança organizacional, ou seja, estou novamente tendo o privilégio de começar um projeto inovador e com muitos desafios.

3 - O que representa na sua carreira gerenciar o time de Comunicação e Marketing da Imed?

Representa um grande desafio e me traz de volta o frio na barriga. Fazer com que todo conteúdo de relevância produzido na Imed se transforme em comunicação estratégica, alinhado com a área de relacionamento e convertendo em negócios. Formar e lapidar um time, uma grande equipe, para enfrentar as mudanças neste momento e alcançar os resultados necessários é o que mais me energiza para avançar. A Imed cresceu muito e crescerá ainda mais nos próximos cinco anos. O planejamento estratégico dela é desafiador.

4 - O que todo gestor desta área precisa saber?

Saber trabalhar com pessoas e ter um olhar estratégico entre Comunicação, Marketing e geração de novos negócios. Empreendedorismo, dedicação e persistência, acredito que sejam atributos essenciais para a função. Precisamos de humildade para qualquer cargo ou área. Saber ouvir antes de falar. Isso complementaria o que precisamos saber para a função.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Os planos para estes próximos cinco anos são entregar todos os resultados do planejamento estratégico da Imed, além de formar um grupo de profissionais com grande capacidade estratégica e com muita autonomia. Um grupo diferenciado de gestão. Iniciar e concluir uma pós-graduação stricto sensu, além de fazer uma formação internacional. Muita coisa mesmo!

Comentários