Cineasta adapta livro sobre a fronteira Sul do Brasil para cinema

Obra 'A Superfície da Sombra' é escrita por Tailor Diniz, enquanto o filme é dirigido por Paulo Nascimento

Luiza Nascimento - Paulo Nascimento e Tailor Diniz

O cineasta Paulo Nascimento adaptou a obra 'A Superfície da Sombra', do jornalista Tailor Diniz, para o cinema. O longa-metragem, que trata sobre o universo da fronteira Sul do Brasil, estreará em 31 de maio em Porto Alegre, além de ter seu lançamento em Belo Horizonte, em Brasília, em Curitiba, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Salvador. Este será o primeiro longa-metragem brasileiro falado em português e espanhol que chegará ao público, conforme o roteirista. 

De acordo com Nascimento, o filme demonstra uma divisa invisível entre as línguas. "Minha proposta foi seguir o livro e imergir nesse lugar estranho, como mergulhamos nas descobertas, e, assim, narrar uma história que pergunta: de que lado estamos? De cá ou de lá da fronteira?". Realizado pela produtora de conteúdo audiovisual Accorde e distribuído pela Panda Filmes, o longa foi gravado nas cidades de Chuí no Brasil e no Uruguai.

Diniz contou que está muito satisfeito com o resultado. "Vimos o filme juntos e conversamos bastante", disse, comemorando a adaptação. Ele comentou que outros dois livros passaram pelo mesmo processo: 'Terra Prometida' foi dirigido por Guilherme de Castro e 'Rolex de Ouro', por Beto Rodrigues.

Natural de Tupanciretã, Nascimento é cineasta, produtor e roteirista. Ele é sócio da Accorde e dirigiu oito longas-metragens e dois curtas, além de 11 séries para a TV, nas quais assinou os roteiros.

Ficha técnica:

Elenco: Leonardo Machado, César Troncoso, Giovana Echeverria, Marcelo Crowshow, Sirmar Antunes, Karin Roepke, Clemente Vascaíno, Mariane Catalane, Naiara Harry, João França e Simone Telecchi.

Participação especial: Nelson Diniz

Roteiro e direção: Paulo Nascimento

Produção-executiva: Marilaine Castro da Costa

Direção de Fotografia: Renato Falcão

Direção de Arte: Eduardo Antunes

Montagem: Marcio Papel

Design gráfico: Aline Bastos D´Ávila

Direção de Produção: Mônica Catalane

Trilha sonora: Duca Duarte

Som: André Sittoni

Assistência de direção e preparação de elenco: Ane Siderman

Produção: Paulo Nascimento, Leonardo Machado e Marilaine Castro da Costa.

Distribuição: Panda Filmes

Duração: 87 minutos

Classificação etária: 14 anos

Comentários