Pesquisa busca entender como notícias falsas afetam a gestão da comunicação

Estudo é realizado pela Latin American Communication Monitor com a participação de docentes da Ulbra

Tendo como foco as notícias falsas no contexto da comunicação estratégica, o Latin American Communication Monitor lançou a terceira edição de sua pesquisa com a participação de docentes da Ulbra. O estudo é destinado a profissionais de Jornalismo, Relações Públicas, e Publicidade e Propaganda atuantes na área e, pela primeira vez, os dados coletados na Europa, América Latina e Ásia-Pacífico serão completados com informações da América do Norte. A pesquisa está disponível neste link.

Além das fake news e como lidar com elas, o estudo buscará fornecer informações para os tomadores de decisão das empresas e organizações, e debater a liderança em comunicação. A pesquisa identifica, ainda, as características de departamentos de comunicação e explora as semelhanças e diferenças existentes na América Latina. Todos os que responderem ao estudo receberão um resumo em vídeo dos resultados e participarão do sorteio para uma inscrição na II Cúpula Ibero-Americana de Comunicação, que será realizada em 2019, em Madri.

O Latin American Communication Monitor (LCM) é organizado pela European Public Relations Education and Research Association (Euprera) e tem a Fundacom como parceiro estratégico. O estudo é dirigido pelos pesquisadores Ángeles Moreno, da Universidade Rey Juan Carlos (Espanha), e Juan Carlos Molleda, da Universidade de Oregon (Estados Unidos), com gerência-executiva de Alejandro Álvarez Nobell, da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). É realizado com a participação de 20 universidades da América Latina, dos Estados Unidos e da Espanha. No Brasil, a Ulbra é a responsável por conduzir o estudo, em parceria com as associações nacionais da área da comunicação, com apoio de Coletiva.net, da Associação Brasileira de Relações Públicas - Seccional Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Mega Brasil e do Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA - USP, o Gestcorp.

Comentários