'Pós-verdades na Era da Comunicação' conduz seminário no IPA

Alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda terão quatro noites de palestras, com exposição fotográfica e sarau musical

A partir do conceito 'Pós-verdades na Era da Comunicação', a segunda edição do Seminário de Comunicação Integrada do IPA acontecerá na próxima semana, de 25 a 28 de setembro, no campus central (rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80), em Porto Alegre. O encontro acadêmico tem como objetivo reunir profissionais com diferentes atuações no mercado gaúcho para conversarem com alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Além das palestras, a programação contará com a exposição fotográfica 'Caminante', do publicitário Matheus Pinho, e a realização de sarau musical.

O coordenador do curso de Jornalismo da instituição, Fabio Berti, explicou que, atualmente, fatos objetivos têm menos autoridade na opinião pública do que os apelos emocionais e discussões polarizadas. "Parafraseando o autor Manuell Castells, a influência das redes sociais vai além do número de usuários, mas diz respeito à qualidade do uso. Nesse contexto, é fundamental debater o real valor das informações que chegam em enorme quantidade às pessoas e uma revitalização do papel da comunicação social", disse, referindo-se à escolha do tema.

Na mesma linha, a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Nancy Vianna, afirmou que o sensacionalismo e a desinformação sempre existiram, com a ressalva de que, hoje, na era digital, esse tipo de conteúdo se dissemina mais facilmente. "Qualquer pessoa pode divulgar falsas notícias sobre um produto, marca ou a respeito de alguém e alcançar rapidamente uma grande audiência e perder o controle. É tempo de discutirmos as pós-verdades, a propagação destas e a responsabilidade dos profissionais de comunicação."

Organizada pelo Multiverso, a programação contará com a participação da publisher do portal Coletiva.net e egressa do IPA, Márcia Christofoli, que comandará o bate-papo 'Gestão de negócios em Comunicação'. Além dela, os jornalistas Alexandra Zanela (Padrinho Conteúdo), Carlos Macedo (Zero Hora), Daniel Scola (rádio Gaúcha), Glaucius Oliveira (RBS TV e Rede Globo) e Matheus Pannebecker (Pauta Assessoria); o cineasta Zé Pedro Goulart (produtora Mínima) e os publicitários Bruno Tonetto e Gustavo Bacchi (agência Cadastra) também ministrarão palestras.

O objetivo do encontro é dar aos universitários a oportunidade para troca de conhecimentos, de fazer networking e de gerar maior interação entre estudantes e comunicadores ativos no mercado. O Seminário de Comunicação Integrada conta com o apoio de Coletiva.net, agência Cadastra, Neugebauer, Nano Produções, Cachorro Quente do Rosário, Móveis do Bem e doceria Didi Cake.

Comentários