"Substantivo Feminino" é exibido em mostra paralela ao Festival de Cinema

Dirigido por Daniela Sallet e Juan Zapata, documentário retrata história das ambientalistas Magda Renner e Giselda Castro

Daniela Sallet e Juan Zapata | Reprodução Daniela Sallet Produções
O documentário "Substantivo Feminino", que relata a história das ambientalistas Magda Renner e Giselda Castro, será exibido em uma mostra paralela à programação do 45º Festival de Cinema de Gramado. Dirigida pela jornalista gaúcha Daniela Sallet e pelo cineasta colombiano Juan Zapata, a produção será apresentada na terça-feira, 22, às 14h, no Teatro Elisabeth Rosenfeldt (rua São Pedro, 369).
Com o longa-metragem, os diretores buscam mostrar aos espectadores o protagonismo das ativistas, que integram grupos familiares tradicionais de Porto Alegre e de representação no âmbito político e social. Na produção de 60 minutos, contam a trajetória militante da dupla, que teve início em 1964, na Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG) com ações voltadas à autonomia das mulheres e à formação de jovens estudantes.
Para realização do documentário, Daniela e Zapata usaram recursos próprios e doações de amigos.  Ao todo, foram colhidos mais de 40 depoimentos em Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Montevidéu, no Uruguai, e Colônia, na Alemanha. Profissionais no Rio de Janeiro, Buenos Aires, na Argentina, e de cidades da Europa e dos Estados Unidos também participaram do projeto. "A generosidade da equipe foi fundamental. Todos entendiam que esta história precisava ser conhecida", afirmou Daniela.
Leia mais:
Documentário de Daniela Sallet conquista menção honrosa em São Paulo
Documentário conta a história de militantes ambientais
 

Comentários