Emprego domina segundo dia do Seminário ”A Imprensa Gaúcha”

Editores analisaram situação do mercado gaúcho para jornalistas

Cerca de 100 pessoas participaram do segundo dia do seminário "A Imprensa Gaúcha", promovido pela ARI (Associação Riograndense de Imprensa),  realizado no último sábado, no Plenarinho da Assembléia Legislativa. O chefe de redação do jornal O Sul, Elton Primaz, e os diretores de jornalismo da TVE, Carlos Bastos, e de redação do Correio do Povo, Telmo Flor, foram os participantes desta edição e avaliaram o mercado de trabalho para os jornalistas gaúchos.

No debate, Elton Primaz disse que não concorda que o mercado gaúcho esteja saturado para os jornalistas e que a alternativa seja procurar novas oportunidades em outros estados do país. "Quem tem talento, competência e capacidade deve ficar e persistir porque conseguirá se colocar no mercado. O jornalista tem que buscar mais conhecimentos e se diferenciar dos outros profissionais", salientou o chefe de redação.

Bastos entende que a situação é complicada, pois atualmente há muita oferta de profissionais e o mercado não consegue absorver todos. "Há 50 anos havia 12 a 15 jornais diários na Capital e hoje o mercado está resumido a 5 veículos impressos. Mesmo que as demais áreas do jornalismo tenham ganhado força, não há lugar pra tantos profissionais", disse. Já Telmo Flor aconselhou os jornalistas a buscarem emprego fora do Estado. Segundo o diretor de redação, a falta de oportunidades para jornalistas é atribuída à economia periférica do Rio Grande do Sul. "A maioria dos veículos gaúchos integra empresas nacionais de comunicação, sendo estas sensíveis ao processo econômico", destacou.

O seminário "A Imprensa Gaúcha", destinado a estudantes, profissionais de comunicação e público em geral, ocorre sempre aos sábados, até 25 de junho. Mais informações pelo telefone (51) 3211-1555.

Comentários