Inscrições para o 1º Seminário Nacional Ética no Jornalismo já estão abertas

Jornalistas acreditam que este é o momento ideal para discutir a ética na profissão

As inscrições para o 1º Seminário Nacional Ética no Jornalismo já podem ser feitas. O encontro, que acontece em Londrina (PR), no período de 30 de março a 1º de abril, discutirá sobre ética e as novas tecnologias. Promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina, o evento terá seis painéis baseados no tema central jornalismo, ética e cidadania, entre outras atividades. Os interessados podem obter mais informações e efetivar as inscrições também pelos telefones (43) 3339-5354 ou 3322-3884.


Para a jornalista e professora Adísia de Sá, que completou 50 anos de profissão, o tema do seminário é bastante oportuno para o atual momento. "Estamos vivendo uma nova era da comunicação e da liberdade de expressão que extrapola os conceitos de ética que ainda utilizamos", observa.


O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás e membro da Comissão de Ética da Fenaj, Luiz Antonio Spada, lembra que o atual Código de Ética foi editado há 20 anos, tendo passado por uma revisão em 1987 e, "por isso é importante esse debate em torno do Código de Ética da categoria. Além disso, o ato de repensar o código é uma forma de demonstrar respeito para com o público". Ele observa que hoje existem notícias que foram produzidas por meios que, muitas vezes, extrapolam os parâmetros do atual Código de Ética. O presidente lembra ainda que a criação do Conselho Federal dos Jornalistas também será um grande passo para superar algumas limitações que o Código de Ética do Jornalismo enfrenta no Brasil.

Comentários