Ex-editor da Revista IstoÉ reclama a ausência de ética na mídia brasileira

Luiz Cláudio Cunha faz revelações ao Jornal Já

O site do Jornal JÁ (www.jornalja.com.br) publica entrevista exclusiva com o jornalista gaúcho Luiz Cláudio Cunha, que ocupou o cargo de editor de Política da sucursal de Brasília da revista IstoÉ nos últimos quatro anos. Cunha foi demitido após divulgar, em 27 de março, sua "Carta ao Chefe - Como a IstoÉ virou IstoEra", onde contesta como a manipulação de entrevistas e imagens alterou a qualidade e a ética da revista.


Os episódios narrados por Luiz Cláudio Cunha aconteceram após a ida de Carlos José Marques para a direção da revista, em janeiro deste ano. "Quero quebrar esta caixa-preta e propor um debate sobre o empobrecimento continuado de algumas de nossas principais revistas semanais", disse o jornalista.


Durante a entrevista concedida ao JÁ, ele apontou que a IstoÉ realiza o esquentamento de matérias através da melhora da fala de entrevistados e fazendo fotomontagens. Entre outros desabafos, o jornalista falou sobre a ausência de repercussão do assunto polêmico como este fora da Internet.


Leia um trecho da entrevista:


"A revista, que devia ser o oásis de reflexão para ajudar o pobre leitor a atravessar esta overdose semanal de notícias e mais notícias, abdica de seu papel e mergulha no turbilhão do jornalismo rápido e rasteiro. A estética vale mais do que a essência. A forma se impõe ao conteúdo. O texto curto confina os detalhes. A foto, espelhada e escancarada, come os espaços de uma informação cada vez mais estrangulada. Tudo induz uma leitura ligeira, quase leviana, para não afrontar o relógio e a agenda do nosso leitor tão apressado. E, em vez de procurar saciar a fome de informação e conteúdo, a revista sucumbe e se submete à magra dieta jornalística que ela diz ser exigência do leitor moderno. Alguém está enganando alguém neste jogo".


Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.

Comentários