Violência contra jornalistas é relatada em publicação da FENAJ

Entidade manifesta-se no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

A FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) lançou o relatório "Violência e Liberdade de Imprensa no Brasil", produzido a partir de um levantamento feito pela Comissão de Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa da entidade. Consta no relatório é que foram registrados, em 2005, 67 casos de violência contra jornalistas.


Atentados a bomba, incêndios, tiros, situações de risco profissional, intimidações nos locais de trabalho, apreensão de equipamentos, entre outros, foram os casos registrados no levantamento, que traz informações detalhadas sobre os diversos tipos de violência e é revelador: "A maioria dos 67 casos de violência contra a imprensa registrados em 2005 teve como autores pessoas eleitas pelo povo ou contratadas pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário". Quem lidera o "ranking" são os políticos, com 21 casos de agressões, ameaças, assédio judicial e outras formas de pressionar ou controlar a imprensa.

Uma das conclusões do relatório é que "apurar e divulgar informações no Brasil é um trabalho de risco, principalmente se envolver detentores de poder econômico ou político". O documento será impresso e encaminhado ao ministro da Justiça, à presidente do Conselho Nacional de Justiça, órgãos de comunicação e entidades.


Clique aqui para ler o relatório completo.

Comentários