Teste do sistema de transmissão de rádio digital é aguardado pela Anatel

15 emissoras de rádio receberam autorização para fazer o teste

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aguarda os relatórios dos testes realizados por oito das 15 emissoras de rádio AM e FM que receberam autorização para transmissões-piloto durante um ano, desde 2005, em sinal do padrão IBOC (In-Band On-Channel), desenvolvido pela iBiquity Digital Corporation. Segundo a própria Anatel, as emissoras têm enfrentado dificuldades com as transmissões do padrão americano. Há problemas, por exemplo, na ligação  entre transmissor e estúdio e interferências nas bandas laterais de freqüência. Mesmo assim, as empresas defendem o padrão americano.


Na avaliação de técnicos da Anatel, a pressão das empresas em iniciar oficialmente as transmissões digitais no rádio está relacionada mais a uma estratégia de marketing, para anunciar quem saiu primeiro na era digital, do que ao retorno comercial que a digitalização pode proporcionar a curto prazo. Um transmissor de rádio digital custa em torno de R$ 450 mil, valor alto para pequenas emissoras.


Para o assessor da Casa Civil, André Barbosa, o processo de decisão sobre o padrão de rádio digital deverá seguir o mesmo caminho da escolha do padrão da TV digital. "Esse assunto ainda não está em discussão na Casa Civil e a ministra Dilma Rousseff não se envolveu nisso ainda. Quando entrar na pauta, iremos discutir, formar um grupo de trabalho e colocar as cartas na mesa como fizemos com a TV digital", explica. E reitera sua posição de que todos os padrões devam ser testados antes da decisão final.


Uma das vantagens da rádio digital é a qualidade de som do AM, que passa a ser como o de uma FM atual e a qualidade de som do FM passa a ser igual a de um CD. Em ambos os casos, as interferências são quase totalmente eliminadas. Entre as emissoras autorizadas para testar o sistema de transmissão digital, estão a Globo de Rádio, a Bandeirantes, a Eldorado, a Jovem Pan e a RBS.

Comentários