Empresários conhecem futuras instalações do Tecna

Criação do centro tecnológico representa esforço para consolidar o Estado como polo de produção audiovisual

Cerca de 40 empresários do setor audiovisual e empreendedores da área se reuniram para conhecer o projeto do Tecna - Centro Tecnológico Audiviosual do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 7. O encontro ocorreu no Tecnopuc em Viamão (Avenida Senador Salgado Filho, 7000), onde o Tecna ficará instalado. Um dos objetivos do Tecna, fruto de parceria entre a PUC, o governo do Estado e a Fundação Cinema RS (Fundacine), é consolidar o Rio Grande do Sul como polo audiovisual, capaz de atrair produções nacionais e internacionais.
A intenção da reunião foi estimular a integração entre os agentes privados do setor, que tiveram a oportunidade de circular pelos espaços do antigo Seminário Maior. O local contará com laboratórios de pesquisa aplicada aos setores de produção, distribuição e exibição, além de infraestrutura completa para a realização de produtos audiovisuais. Inicialmente serão três estúdios, com facilidades de produção para live-action, incluindo área de open-stage e instalações dedicadas à produção de animação e cenários virtuais. Chegará a cinco na fase final, explicou a coordenadora, Aletéia Selonk. Também serão oferecidas soluções integradas para as necessidades dos agentes e empresas do setor, como a criação, produção, distribuição, exibição e difusão de filmes, publicidade, games e novas mídias, com ênfase na tecnologia.
Conforme a coordenadora, as primeiras ações serão implantadas até o final de 2011, com a instalação das primeiras empresas selecionadas para incubação. No primeiro trimestre de 2012, novas ações estarão em funcionamento e as próximas fases avançam até a conclusão do empreendimento, em 2013. Duas iniciativas já têm formato definido: o Laboratório Avançado de Pesquisa da Imagem (Lapi) e o Centro de Pesquisa da Produção (CPP).
Saiba mais sobre o Tecna aqui.

Comentários