Ronaldo Lemos mostra como a tecnologia muda a vida das pessoas

Especialista em temas como tecnologia, mídia e propriedade intelectual frisou a relevância da transparência

Como a tecnologia está mudando a vida das pessoas foi a questão central na palestra de Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e do Creative Commons Brasil, no Vox, do Grupo RBS. Em sua fala, o mineiro citou exemplos que comprovam isso, como a popularização dos smartphones, que ajudam a aproximar as pessoas. "A gente tá vivendo um mundo hoje em que os telefones se transformam em smartphones. No futuro, o mundo vai ser coberto por telas e isso já está acontecendo", defendeu.
Especialista em temas como tecnologia, mídia e propriedade intelectual, e também um dos apresentadores do programa de TV Navegador (GNT), falou sobre internet das coisas, os objetos que produzem programação. Segundo em um futuro próximo, uma cadeira, por exemplo, "poderá dizer quantas pessoas sentaram ali e talvez até informar a identidade da pessoa".
A tecnologia, frisou Ronaldo, também muda a relação das pessoas com a cidade. Um exemplo é o Google Maps. "Acho curioso que, quando você entra no mapa da cidade, as áreas de favela não são mapeadas", provocou. Conforme ele, cerca de um milhão de pessoas vivem em favelas no Brasil, áreas que, no Maps, aparecem como áreas verdes. Ronaldo contou que há um projeto de empresas de tecnologia como a Microsoft para mapear estes espaços. "Colocar as pessoas no mapa dá um novo tipo de cidadania a essas pessoas", argumentou.
Outras ferramentas e tecnologias como aplicativos de táxi, drones, impressão 3D, realidade virtual, entre outros, foram lembrados por ele. Para todo esse cenário que se aproxima, um elemento importante é a transparência. "Um dos maiores desafios que a gente vai ter é como balancear privacidade e transparência", afirmou.

RBS Vox_Ronaldo Lemos_dez14

Ronaldo Lemos


Comentários