Fenaj chama categoria para vestir preto contra demissões

Em São Paulo, está programado um ato e manifestação em frente à sede da Folha de S. Paulo

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e sindicatos convocam os jornalistas a vestir preto nesta sexta-feira, 8, em um protesto nacional contra as demissões que se intensificaram em todo o País nos últimos meses. Em São Paulo, também está programado o "Ato nacional contra demissões, precarização das relações de trabalho e práticas antissindicais", que ocorrerá no auditório do sindicato local, às 15h, e será seguido de caminhada para manifestação em frente à sede da Folha de São Paulo. Antes, às 13h, representantes dos sindicatos e da Fenaj discutirão medidas jurídicas contra demissões.
A organização do protesto partiu de uma decisão do Conselho de Representantes da Fenaj, em reunião em 10 de abril. "Há uma ação articulada de caracterização de uma crise no setor que não existe e de irresponsabilidade social quanto ao emprego dos jornalistas", diz o presidente da Federação, Celso Schröder. Segundo ele, os balanços das empresas mostram que o lucro dos patrões não é nada desprezível. "Precisamos reagir e lutar em defesa dos nossos direitos; por isso, convocamos a categoria a assumir e participar desta mobilização", conclui.
Um ato semelhante foi realizado por jornalistas do Rio Grande do Norte, em dezembro passado. Eles protestavam contra o pior piso salarial do Brasil. Relembre aqui.

Matheus Magalhães e Lidia Pace apresentam de preto o RN TV, da InterTV Cabugi, afiliada da Globo no RN

Em dezembro, jornalistas da InterTV Cabugi, afiliada da Globo no RN, fizeram protesto semelhante


Comentários