Promoção de iniciativas de mídia livre é tema de edital

Governo Federal reconhece projetos de comunicação alternativa em todo o Brasil

O Ministério da Cultura, em parceria com o Ministério das Comunicações, lançou o edital do Prêmio Pontos de Mídia Livre. O projeto busca dar visibilidade a ações de comunicação alternativas desenvolvidas em diversos estados brasileiros. Com o propósito de fomentar iniciativas de comunicação livre e compartilhada, que não tenham vínculo comercial, reconhece entidades, grupos e coletivos que promovam a disseminação da mídia, seja em âmbito nacional, regional ou nacional.
As iniciativas premiadas ou classificadas no edital - que comprovadamente atuem em áreas remotas ou com pouco acesso à rede, como comunidades indígenas, quilombolas e rurais - receberão da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações a instalação de antena Gesac. Serão 50 antenas no total. Confira aqui o edital que prevê mais de R$ 5 milhões em 80 prêmios divididos nas categorias nacional, regional e local.
O Ministério da Cultura também lançou dois editais para o incentivo de ações relacionadas à Política Nacional de Cultura Viva, que reconhecerá 210 iniciativas. Ao todo, serão liberados R$ 13,428 milhões destinados à produção de conteúdo em sons, imagens, vídeos, textos, levantamentos de manifestações culturais e em rede, bem como a criação de pontos de cultura para diversas plataformas de divulgação. Um dos editais é dedicado à cultura indígena e tem a parceria da Secretaria do Audiovisual e da Fundação Nacional do Índio (Funai). O outro para Redes Culturais Brasileiras está sob a responsabilidade da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Comentários