Livro reúne histórias de Lauro Quadros em 50 anos de profissão

Obra, organizado pelo jornalista Maikio Guimarães, terá lançamento na próxima semana

As histórias de cinco décadas de profissão do comunicador Lauro Quadros estão reunidas no livro autobibliográfico "Olha, gente!", com lançamento marcado para a próxima segunda-feira, 5. A publicação chega ao público após muita insistência do organizador, o jornalista Maikio Guimarães. Lauro por muito tempo não mostrou simpatia pela ideia de reunir em uma obra lembranças da trajetória profissional. A resistência, no entanto, foi vencida em maio deste ano e o resultado será apresentado em sessão de autógrafos a partir das 18h, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country.
Na obra, produzida em apenas um mês, Lauro recupera episódios marcantes e engraçados de suas passagens pelo rádio, pelo jornal e pela televisão. O início da carreira, em 1959, na Rádio Gaúcha, a cobertura da primeira Copa do Mundo, no Chile, em 1962, o desfile de monoquíni do programa Polêmica e a atuação como filantropo são relembrados em mais de 20 capítulos.
Um deles, intitulado "Personas", registra: "O comentário esportivo se divide antes e depois de Ruy Carlos Ostermann. Somos amigos e fomos rivais, o que pode parecer contraditório. Quando a chapa esquentava, ele se referia ao meu comentário como agropastoril ("O caminho da roça"), enquanto eu o chamava de gongórico e parnasiano, para deleite de Flávio Alcaraz Gomes. Na verdade, nos completávamos. E assim dividíamos espaço, comentando Gre-Nais em dupla e alternando-nos em jogos do Brasil nas Copas do Mundo".
Nascido em Porto Alegre em 19 de setembro de 1939, Lauro iniciou a carreira como jornalista em 1959, na Rádio Gaúcha. Três anos depois, pela Guaíba, foi enviado ao Chile para cobrir o primeiro dos Mundiais. Na televisão, atuou na Difusora (atual Bandeirantes), Guaíba, Gaúcha (RBS TV), Tvcom e TV Pampa. No ano passado, ele anunciou a aposentadoria, totalizando 56 anos no rádio, mais de 3 em jornal e quase 40 em TV. Além disso, desde 1992, preside o Conselho de Administração do Instituto do Câncer Infantil.

Comentários