André Figueiredo toma posse no Minicom

Novo ministro das Comunicações assumiu pasta nesta terça-feira

André Figueiredo | Crédito:: Reprodução
O novo ministro das Comunicações, André Peixoto Figueiredo Lima (PDT-CE), tomou posse na segunda-feira, 5, no Palácio do Planalto. A transmissão do cargo foi feita nesta terça-feira, 6, às 15h, no auditório do edifício-sede do Ministério das Comunicações. Figueiredo foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff na semana passada.
O novo ministro entrou no lugar de Ricardo Berzoini, que assumirá a Secretaria de Governo, criada em substituição à Secretaria-Geral da Presidência da República, que foi extinta. Berzoini assumiu a pasta no início do ano, permanecendo no cargo por 10 meses.
Escolhido pela presidente Dilma Rousseff para comandar o Ministério das Comunicações, o líder do PDT na Câmara orientou a bancada do partido a votar contra as primeiras medidas de ajuste fiscal do governo, como as que restringiram o acesso ao seguro-desemprego e à pensão por morte. Com postura crítica à política econômica do governo, Figueiredo disse em uma ocasião que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, compromete projetos sociais do governo e que não garante "segurança" ao mercado.
Formando em Economia e, posteriormente, em Direito, pela Universidade Federal do Ceará, Figueiredo teve o primeiro contato com a política em 1984, aos 17 anos, quando se filiou ao PDT. Desde então, nunca mudou de partido. O primeiro cargo político foi em 2003 como secretário do Esporte e Juventude do Ceará.
Em 2007, durante o governo do então presidente Lula, se tornou secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ficando no cargo até março de 2010, quando deixou o posto para concorrer a deputado federal, sendo eleito em outubro do mesmo ano. Em 2013, André Figueiredo foi escolhido para a liderança do PDT na Câmara, posto que ocupa até hoje. Em 2014, foi reeleito deputado federal e líder da bancada do partido na Casa.

Comentários