Revelados os vencedores do Prêmio de Jornalismo Ambiental

Promoção da ARI, Abes e Braskem incentiva trabalhos que destacavam iniciativas positivas pelo meio ambiente

Em uma cerimônia que terminou com uma festa animada pela banda Dealine, formada só por jornalistas, foram conhecidos na noite desta terça-feira, 27, os vencedores do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. A iniciativa, idealizada pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS) e Braskem, contou com 209 inscritos que disputaram premiações que iam de menção honrosa, para os terceiros colocados em cada categoria, a valores de R$ 2.500,00 e R$ 5 mil para os segundos e primeiros colocados.
No evento realizado no Centro Histórico Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, os ganhadores dos primeiros e segundos lugares foram agraciados com troféus produzidos com plásticos reciclados. O mesmo troféu foi concedido também ao veículo de comunicação com maior número de inscritos, o jornal Zero Hora, e às instituições de ensino com mais alunos inscritos, no caso, Feevale e Uniritter. Na abertura da cerimônia, conduzida pela jornalista Laura Medina, o presidente da ARI, Batista Filho, destacou o fato de que o prêmio, ao incentivar matérias jornalísticas que apresentem soluções positivas em prol do meio ambiente, atua também como elemento de conscientização: "Nossa sociedade precisa ser educada para garantir sua própria sobrevivência", disse.
A concepção do troféu é do artista Mauro Fuke e pesa 1,5 kg, equivalente a cerca de 550 sacolas plásticas recicladas. "Alinhados ao conceito da sustentabilidade, resolvemos inovar, e o troféu que os ganhadores levaram para casa não é uma obra feita em metal, vidro ou acrílico como a maioria dos troféus, mas com plásticos que foram reciclados a partir de soluções inteligentes", destacou o executivo Daniel Fleischer, da área de Relações Institucionais da Braskem. Ele lembrou que a reciclagem de plástico ajuda a melhorar a vida de milhares de pessoas que trabalham nas unidades de triagem.
A comissão julgadora foi formada pelos profissionais Jussara Kalil Pires (vice Presidente Abes-RS), Sidnei Gusmão Agra (diretor Abes-RS - Engenheiro Civil) Deisy Maria de Andrade Batista (diretora Abes-RS), Milton Simas Jr (representante dos Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS), Marcelo Campos (representante da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado do RS), Luís Fernando Cardoso (diretor de Marketing da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão); Joabel Pereira (radialista), Luiz Adolfo Souza (professor universitário) e os representantes da ARI João Souza, Júlio Sortica e Mário Rocha.
 
Conheça todos os vencedores:
Fotojornalismo
1º Lugar: Luis Tadeu Vilani - Porto Alegre, cidade ocupada (Zero Hora)
2º lugar: Ramiro Furquim Filho - Lei das carroças chega ao centro (Metro)

3º Lugar: Mateus Bruxel  - Guarda-parque argílio: o amigo das plantas (Diário Gaúcho)
Jornalismo Impresso
1º lugar: Lara Correa Ely - Paisagem Abandonada (Zero Hora)
2º lugar: Leandro Mariani Mittmann - O solo responde ao tratamento recebido (Revista A Granja)
3º lugar: Débora Regina Ertel - Série projeto verde sinos (Jornal Novo Hamburgo)
Radiojornalismo
1º lugar: Eduardo Matos - "Os caminhos do lixo" (Rádio Gaúcha)
2º lugar: Isabela Caetano Kuschnir - O caminho da água no rio grande do sul (Band News)
3º lugar: Mariana de Freitas - A conversão dos campos sulinos: áreas têm biodiversidade subestimada e possuem proteção questionada (Rádio Metrópole)
Telejornalismo
1º lugar: Fábio Almeida - Série: descaso com as águas (RBS TV)
2º lugar: Carolina Abelin Willeker - Especial o guaíba (TVCOM)
3º lugar: Marcos Fernando Ruschel - Produtores reaproveitam resíduos de suínos (TV Univates)
Webjornalismo
1º lugar: Marcelo de Oliveira Kervalt - O nosso lixo (Jornal Novo Hamburgo)
Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário

1º lugar: Bruna Weber Correa - Realidade dos catadores e importância da reciclagem (TV Feevale)
2º lugar: Cândida Schaedler - Por que o Brasil resiste ao alimento verde (Famecos)
3º lugar: Leonardo Pujol Nunes - O clima e o mosquito (Uniritter)

Comentários