Jornalistas gaúchos podem estudar em Cuba com condições especiais

Parceria entre Sindicato dos Jornalistas do RS e Instituto Internacional de Periodismo José Marti está perto de ser firmada

Vania Barbosa com a primeira vice-presidenta da Upec, Aixa Hevia | Reprodução/Sindjors
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) está perto de fimar parceria com o Instituto Internacional de Periodismo José Marti, da Unión de Periodistas e Escritores de Cuba (Upec), que irá beneficiar jornalistas gaúchos sindicalizados. O acordo prevê que profissionais do Estado têm a possibilidade de participar de cursos do Instituto com condições especiais.
A vinda de cubanos para o Rio Grande do Sul também está prevista na parceria. Eles poderão ministrar cursos e palestras para jornalistas gaúchos. A proposta está em fase de avaliação pela Upec para que o convênio seja assinado. Em janeiro, a representante da Associação Cultural José Marti no Rio Grande do Sul, Vania Barbosa, e seu presidente, Ricardo Haesbaert assinaram um contrato de interesse na ação.
"Estamos buscando essa parceria desde 2010, quando o Sindjors participou de um colóquio promovido pela Fundação. Além da qualificação dos jornalistas, o convênio promoverá um "intercâmbio de conhecimento e de culturas" entre gaúchos e cubanos", analisa o presidente da entidade, Milton Simas.
Em Cuba, Vania se reuniu com a primeira vice-presidenta da União dos Periodistas e Escritores de Cuba, Aixa Hevia, o diretor do Instituto Internacional de Periodismo José Martí, Ariel Terrero, e Madelín Ramos, chefe do departamento de Relações Internacionais da Upec, para oficializar o acordo de cooperação.

Comentários