Versão da hora

Livro resgata a história do Jornal da Tarde, o diário que encantou leitores e revolucionou o Jornalismo

No final dos anos 1960, enquanto o mundo se transformava em alta velocidade, com revoluções políticas, revoltas estudantis, juventude que se insurgia contra as tradições, surgia o Jornal da Tarde. A história do diário paulistano que encantou leitores e revolucionou o Jornalismo será retratada no livro "Jornal da Tarde - Uma ousadia que reinventou a imprensa brasileira", escrito pelo jornalista Ferdinando Casagrande e publicado pela Editora Alpendre.
Todas as mudanças da época eram retratadas de maneira diferenciada do convencional pela publicação que nasceu de uma das empresas jornalísticas mais tradicionais do Brasil, editora do O Estado de S.Paulo. Feito por jovens jornalistas, o Jornal da Tarde rompia com todos os conceitos do que se conhecia por "jornal". Na obra, o autor resgata a história da publicação que, em 2012, se tornou mais uma vítima da crise global que atinge jornais e revistas impressos na era digital. Entre outros fatos, Ferdinando conta que o JT, como o veículo era chamado, criou o jornalismo de serviço como conhecemos hoje e foi pioneiro ao abrir espaço para a publicação de cartas e comentários de leitores.
Na obra, o autor resgata a história da publicação que, em 2012, se tornou mais uma vítima da crise global que atinge jornais e revistas impressos na era digital. Entre outros fatos, Ferdinando conta que o JT, como o veículo era chamado, criou o jornalismo de serviço como conhecemos hoje e foi pioneiro ao abrir espaço para a publicação de cartas e comentários de leitores.
Formado pela PUC de São Paulo, Ferdinando Casagrande viveu 23 de seus 45 anos dentro de redações em São Paulo, Rio de Janeiro e Luanda. Depois do início como repórter no Jornal da Tarde, passou pelos jornais O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Diário Lance!. Tem no portfólio também passagens pelas revistas Veja, Veja São Paulo e Nova Escola.
Em 2008, mudou-se para Luanda, em Angola, onde integrou a equipe que ajudou a fundar o Jornal de Economia e Finanças, primeiro semanário de economia daquele país. Na África, manteve o blog Casa de Luanda, que foi escolhido o quinto melhor blog do mundo, em 2008, pelo júri internacional do prêmio The Bobs, patrocinado pela companhia alemã de mídia Deutsche Welle.
Desde 2013, mora em Nova York, onde trabalha como editor freelancer, escreve sobre política americana e se dedica à literatura. Com "Jornal da Tarde - Uma ousadia que reinventou a imprensa brasileira", o jornalista se aventura pela primeira vez no mundo da literatura.
Criado especialmente como livro digital, Jornal da Tarde aproveita as funcionalidades do formato ao incluir links internos. Está à venda nas principais livrarias, como Amazon brasileira ( http://goo.gl/1iY1WN) e americana ( http://goo.gl/0seiMG), Apple ( https://itun.es/br/x-fbb.l), Kobo ( https://goo.gl/Nh4tlE), Google Play ( https://goo.gl/Fsovn0) e Livraria Cultura ( http://goo.gl/k1Kexh).

Comentários