A bordo de um Fusca, fotógrafo de Pelotas atravessa a América Latina

"Expedição Fuscamérica" já visitou o Rio de Janeiro, a Argentina e o Chile

?Expedição Fuscamérica? | Divulgação
O fotógrafo Nauro Júnior, de Pelotas, está viajando por toda a América Latina a bordo do seu Fusca 1968, carinhosamente chamado de Segundinho. A "Expedição Fuscamérica" já percorreu o Rio Grande do Sul, algumas cidades do Brasil, entre elas o Rio de Janeiro, e países como Argentina e Chile. Com a ajuda das redes sociais, o projeto se tornou uma rede colaborativa, sustentada com patrocínios e ajuda de apoiadores.
"A ideia é criar um propósito para a viagem. Resolvi, por exemplo, levar água do Atlântico e jogar no Pacífico", explica Nauro, sobre a viagem que fez pela Argentina e Chile, transportando água da Praia do Cassino.
Na última aventura, realizada no fim do ano passado, a convite da Marinha Brasileira, Nauro e um amigo cinegrafista foram até Punta Arenas, no Chile, passando pela Patogônia Chilena. Depois, pegaram um avião até a Antártida, onde ficaram por cerca de três dias. Na volta, entrevistou o ex-presidente uruguaio José Mujica, também conhecido por andar sempre com seu Fusca azul.
"Quero mostrar para as pessoas que qualquer um pode pegar algo que ama e transformar num projeto de vida", conta. Júnior ainda não tira lucros da expedição, mas com ajuda de patrocinadores e parcerias ele consegue viajar sem ter prejuízo financeiro. "As pessoas vivem para pagar a prestação do próximo carro. Por que não pegar essa grana e sair para conhecer o mundo?", questiona.
É a voz de Mujica que estará na narração do documentário que Nauro pretende lançar no fim de 2016, depois de realizar mais uma das grandes viagens. O plano é passar por sete países: Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Brasil e Paraguai. Em 2018, Nauro e seu Fusca pretendem ir até a Copa do Mundo da Rússia.

Comentários