Medalha do Mérito Farroupilha é entregue a Marcelo Canellas

Para o jornalista gaúcho, ato foi uma homenagem ao jornalismo, à reportagem como instrumento de reflexão e aos temas que aborda

Nesta segunda-feira, 27, o jornalista Marcelo Canellas foi homenageado na Assembleia Legislativa pela Medalha do Mérito Farroupilha, honraria concedida pelas mãos da presidente da Casa, deputada Silvana Covatti (PP), e pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), proponente da distinção. Para o gaúcho, que atua na Rede Globo há mais de 25 anos, o ato foi uma homenagem ao Jornalismo, à reportagem como instrumento de reflexão e aos temas que aborda.
Na ocasião, Canellas lembrou que mora fora do Estado há 28 anos, mas que o sentimento de pertencimento nunca deixou de estar ligado a Santa Maria, onde se formou em Jornalismo. Segundo o repórter, a Medalha do Mérito Farroupilha seria, então, uma reafirmação de sua identidade gaúcha. Silvana definiu a trajetória profissional do homenageado como inspiradora, classificando-o como "um dos mais competentes e destacados jornalistas brasileiros".
Valdeci falou da simplicidade de Canellas e de sua vocação para tratar dos temas sociais em suas reportagens, "o que contribui para a reflexão da sociedade e, consequentemente, para a mudança no País". O parlamentar ainda citou a série de reportagens sobre a fome no Brasil, realizada pelo jornalista em 2001, e a matéria sobre a Royale Escola de Dança e Integração, de Santa Maria, veiculada no Fantástico neste ano.
Natural de Passo Fundo, Canellas formou-se em 1987 e começou a trabalhar em televisão como repórter da RBS Santa Maria, afiliada da Rede Globo. Atuou também na EPTV Ribeirão, outra afiliada, em Ribeirão Preto (SP). Em 1990, foi para o Rio de Janeiro, como repórter especial da Globo, e desde então acumula diversos prêmios na área, além de ter ministrado, junto com outros repórteres, um curso na Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente, além da atuação na TV Globo, ele também escreve uma coluna no Jornal Diário de Santa Maria. Canellas

Comentários