45 anos do Sala de Redação é retratado em 250 páginas

Evento de lançamento ocorreu na segunda-feira, 11, no Gaúcha Sports Bar


O livro "Sala de Redação - aos 45 do primeiro tempo", de Cléber Grabauska e Junior Maicá, foi lançado, ontem, no Gaúcha Sports Bar (avenida Nilo Peçanha, 3102), em Porto Alegre. A obra começou a ser pensada em março de 2015 e foi escrita a partir de maio deste mesmo ano, de acordo com os autores, em entrevista ao Coletiva.net. Foram realizadas 27 entrevistas, em sua maioria registradas em vídeo.
O jornalista Cléber Grabauska explicou que o projeto inicial contava apenas com material escrito, mas não muito aprofundado. "Seria semelhante ao livro que escrevi em 1998, com o José Coiro. Era uma coletânea de depoimentos e algumas entrevistas pingue-pongue", explicou. Entretanto, ao expor esta ideia para o chefe de Jornalismo da Rádio Gaúcha, Cyro Martins, que sugeriu que fosse produzido um livro mais completo com toda história do programa. "Esse foi o desafio que ele me deu", acrescentou.
Para desenvolver a proposta, Grabauska convidou o criador de O Bairrista, Junior Maicá, para integrar o projeto. "Pensei nele porque vive este novo momento que é o Sala 360, que é muito mais interativo" justificando o convite. Além da experiência com o cenário atual, Junior trouxe ao projeto uma visão mais audiovisual. Além do livro, também foi lançado, na mesma noite, um documentário, de uma hora e meia, que apresenta as entrevistas realizadas.
O ex-integrante do Sala de Redação Kenny Braga, presente no lançamento, salientou a importância de mais um registro impresso do trabalho realizado no programa. "Não existe, no rádio brasileiro, nenhuma atração há tanto tempo no ar. São mais de quatro décadas! Isto, evidentemente, não se constrói de um dia para o outro. Quando se faz um livro, com detalhes e histórias sobre o Sala, é, sem dúvidas, um fato relevante", exaltou.

Comentários