Cinco perguntas para Angela Chagas

Editora de Educação da Rádio Gaúcha, Angela Chagas passou a integrar o comitê editorial da Associação de Jornalistas de Educação

Angela Chagas | Crédito: Carlos Macedo
1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?
Sou Angela Chagas, apaixonada pelo Jornalismo e pela educação. Sou formada pela UFRGS, já atuei como assessora de imprensa e, desde 2010, estou em redação. Primeiro no Portal Terra, como redatora e repórter, e, desde 2013, na Rádio Gaúcha, onde trabalho com conteúdos digitais e como editora de Educação.
2 - Como e por que escolheu atuar na área de Comunicação?
Na minha casa, meus pais sempre tiveram o hábito de ler jornais diariamente. Eu cresci com esse costume e passei a admirar o trabalho de jornalistas, que produziam conteúdos com impacto social. Entrei na faculdade com o sonho de escrever para um grande jornal. Mas o mundo mudou, eu me formei e fui trabalhar com conteúdo digital. Não larguei mais.
3 - Como é trabalhar na editoria da Educação?
Quando entrei na faculdade, pensava em trabalhar com política. Educação nem passava pela minha cabeça, mas, em 2010, fui contratada no Portal Terra para a editoria de Educação e Ciência. Adorei a experiência e faço isso até hoje. Na Gaúcha, produzo boletins para os programas jornalísticos e também escrevo um blog, o Abecê (www.gaucha.com.br/abece)
A Educação é muito mais do que a cobertura de vestibular e Enem. Envolve decisões políticas que impactam a vida de milhões de pessoas. Tem assuntos bem específicos, como avaliações escolares e do ensino superior, então é preciso estudar, procurar boas fontes, se especializar. É bem gratificante ver que, em meio a tantas dificuldades, tem escolas, professores, alunos fazendo coisas legais, superando as desigualdades, a falta de recursos e inovando.
4 - Como é integrar o comitê editorial da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca)?
Eu fui convidada a integrar a Jeduca em março. No começo de abril, participei da primeira reunião da associação em São Paulo. A ideia dos fundadores - um grupo de jornalistas de São Paulo e do Rio de Janeiro - foi criar uma rede para qualificar a cobertura de educação. E eles queriam que essa rede se expandisse para todo o Brasil. Por isso fui chamada, representando o Sul do País. No comitê editorial estamos trabalhando em conteúdo para o site da associação, uma série de guias com dicas para os jornalistas.
5 - O que significa estar presente no lançamento oficial da entidade durante o 11º Congresso da Abraji?
Um momento bem legal porque foi a concretização de um projeto que ajudará a qualificar o trabalho que eu e muitos outros colegas fazemos na cobertura de educação. E foi bom ver que tem muita gente interessada em participar. No evento, foram apresentados os projetos da Jeduca, como o trabalho de uma editora pública que está disponível gratuitamente para passar orientações e dicas sobre pautas aos jornalistas, é só ligar ou acionar por meio do site. Também serão feitos webinários e eventos para integrar e capacitar os repórteres. Jornalistas, professores de jornalismo e estudantes estão convidados a fazer parte desta rede. É só fazer o cadastro no site www.jeduca.com.br.

Comentários