Grupo RBS integra equipes e anuncia novos núcleos de Jornalismo

Profissionais do Diário Gaúcho e de Zero Hora atuarão juntos em editoria de Segurança e Central de Serviços, enquanto Grupo de Investigação reunirá também Rádio Gaúcha e RBS TV

Sede do Grupo RBS | Crédito: Agência RBS/Divulgação
O Grupo RBS anuncia nesta tarde uma série de mudanças em seus veículos. Entre as novidades, estão a formação do Grupo de Investigação (GDI), da Editoria de Segurança permanente e da Central de Serviços, pela qual a empresa envolverá uma equipe integrada por profissionais do Diário Gaúcho e de Zero Hora. Segundo a organização, a nova estrutura de produção editorial irá "elevar o jornalismo do Grupo RBS a um novo patamar de excelência".
A partir de novembro, a produção de reportagens investigativas e a cobertura de temas de segurança, serviços e cotidiano de Porto Alegre serão reforçadas com quatro novos times de editores e repórteres e o redesenho das redações de Zero Hora e Diário Gaúcho. "Estamos fortalecendo nosso propósito de um jornalismo de qualidade para os gaúchos, que transforma e toca a vida da população. O investimento nessas quatro frentes (segurança, investigativo, Porto Alegre e serviços) é resultado de muita pesquisa e um trabalho de reformulação de posicionamento e produto junto aos leitores", afirma a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle.
Através da formação do Grupo de Investigação (GDI), o grupo passa a contar com uma estrutura composta por jornalistas de Zero Hora, Diário Gaúcho, Rádio Gaúcha e RBS TV, que irão se dedicar de modo permanente e exclusivo ao jornalismo investigativo. Com a formalização do GDI, o Grupo RBS espera ampliar as condições de atuação de repórteres especializados e premiados em suas trajetórias. De maneira coordenada e em diferentes formatos, a equipe irá produzir ainda mais conteúdos com alto impacto social, político e econômico, que contribuem para a transformação positiva da sociedade.
Outra novidade é a criação da Editoria de Segurança permanente e da Central de Serviços. Agora, uma equipe fixa, envolvendo jornalistas de Zero Hora e Diário Gaúcho, irá produzir conteúdo para ambas as marcas, unindo o conhecimento segmentado das duas redações em um dos assuntos que os leitores mais pedem para ler. Seguindo a mesma lógica de integração, a Central de Serviços dará atenção especial a reportagens que facilitem a vida do leitor, qualificando e ampliando a produção de conteúdos de serviço.
Seções como Encare a Crise ZH ou DG Ajuda Você, já presentes em ZH e DG, serão maximizadas pelos dois jornais com o objetivo de ampliar a entrega de informações úteis para o dia a dia das pessoas. Essas iniciativas - Central de Serviços, Editoria de Segurança e GDI - serão lideradas pelo editor-chefe do Diário Gaúcho, Carlos Etchichury. "Com essas mudanças e novidades, queremos entregar a nossos públicos conteúdos que sejam relevantes e úteis para suas vidas e um jornalismo de ainda maior qualidade. A redação se renova para reforçar os temas mais importantes para os nossos leitores", garante a diretora de Redação dos Jornais do Grupo RBS, Marta Gleich.
Para dezembro, em Zero Hora, está previsto o lançamento da Editoria de Porto Alegre, intensificando a cobertura de assuntos sobre o cotidiano e as tendências da cidade no papel e no digital. "Será a cara de ZH para Porto Alegre", antecipa o editor-chefe de Zero Hora, Nilson Vargas.
Para viabilizar essas transformações, os jornalistas de ZH e DG passarão a ocupar o mesmo espaço físico, em um redesenho arquitetônico das redações dos dois principais jornais do Grupo. Além de viabilizar os novos produtos, a integração irá fortalecer a operação digital. Uma Mesa Digital vai concentrar toda a operação de ZH (website, mobile site, aplicativos, ZH Noite, Domingo Digital, redes sociais), DG (website e redes sociais) e clicRBS, o que repercutirá em ganhos de escala e produtividade para as equipes que se revezam 24 horas, sete dias por semana.

Comentários