Para presidente da ADVB, Fórum da Transformação é encontro de vencedores

Sérgio Maia deu início à primeira noite do evento, que ocorre no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre


O presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Estado (ADVB-RS), Sérgio Maia, deu início à primeira noite do Fórum da Transformação, que aconteceu no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Ele afirmou que o evento é uma resposta à crise econômica que o País está enfrentando. "Este é um encontro de guerreiros, sobreviventes e, acima de tudo, vencedores. Nós viemos de um alçapão fundo que penalizou nossas empresas e que nos obrigou a olhar para dentro", afirmou. Em seguida, chamou ao palco o presidente do Conselho do TOP de Marketing, Alfredo Tellechea; o presidente do Júri da 34ª edição da premiação, Arthur Bender; o diretor-presidente do G5, João Satt; e o gerente de Marketing da Rede Bourbon Shopping, Juan Pablo Boeira.
Instigados por Maia, cada um dos profissionais apresentou suas visões a respeito da iniciativa. Tellechea explicou que o fórum é resultado da fusão entre o TOP de Marketing, que reconhece os melhores cases do segmento no Rio Grande do Sul, e o Congresso de Marketing, que visa à apresentação e troca de conteúdos do setor. Conforme ele, a união dos dois eventos propõe que haja maior compartilhamento e geração de ideias inovadoras. "O reposicionamento foi de muita coragem, ainda mais em um momento onde se ouvem muito mais reclamações. Trazer aos participantes uma reflexão que possa contribuir, em dois dias, vejo que podemos contribuir para a sociedade gaúcha", pontuou.
Na sequência, Bender falou sobre a reformulação dos critérios de avaliação dos cases, que valorizou os trabalhos defendidos em bancas pelos presidentes das empresas. "Presenciei ações de boa vontade, que comprovam que é possível fazer a diferença e que o mercado anseia por isto", destacou. A fim de completar o raciocínio anterior, Satt colocou que o momento é de romper com os desconfortos em mudar. Afirmou, ainda, que a transformação está em aceitar os recomeços. "Vamos comemorar o fim e o novo", apontou. Boeira elucidou como estão divididos os painéis na Arena do Conhecimento, que acontece nesta quinta-feira, 17. Ao todo, serão  quatro áreas: Comportamento, Comunidade, Conhecimento e Comunicação.
Após as falas, foi realizada a palestra do antropólogo, consultor, pesquisador e professor de Comunicação, Inovação e Tecnologia, Tim Lucas. Pautado a respeito da empatia nas relações, o profissional ministrou uma conversa de mais de uma hora para um público de, aproximadamente, mil pessoas. Em seu discurso, usou a participação do filho Theo, de seis anos, na feira de inovação da escola como exemplo. "Ele e os colegas desenvolveram uma TV que ligava pelo comando de voz. Podiam ter parado por aí, mas resolveram colocar um sensor de movimento, pois observaram que existem crianças com deficiência na fala", disse, para ilustrar a preocupação dos pequenos com acessibilidade. Ressaltou, ainda, que mais do que procurar um público para comprar determinado produto, é preciso oferecer um que os consumidores necessitem. "Clientes desejam solução antes mesmo de considerar o design de uma peça ou serviço", alertou.

Comentários