Tambor da Aldeia registra violência contra jornalistas brasileiros

Boletim da ARI destaca caso de agressão no Espírito Santo

Crédito: Reprodução

ARI | Crédito: Reprodução
O informativo eletrônico Tambor da Aldeia registra nesta semana o caso de jornalistas agredidos no Espírito Santo. Conforme o boletim editado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o repórter Fábio Linhares, o cinegrafista Luciney Araújo e dois operadores técnicos da TV Gazeta sofreram violência por parte de um grupo de 30 pessoas. O fato ocorreu durante cobertura do confronto entre traficantes e policiais, quando algumas pessoas, munidas de paus e pedras, atacaram os profissionais, também depredando um veículo da emissora.
Na seção Pelo Mundo, além de outras situações de violência contra a imprensa, o Tambor da Aldeia destaca o prêmio Repórteres sem Fronteiras - TV5 Monde pela Liberdade de Imprensa de 2016. A Agência Pública e o jornalista Leonardo Sakamoto estão entre os 22 indicados pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) para receber a distinção. A cerimônia da 25ª edição será realizada em Estraburgo, na França, em 8 de novembro.
Em Na Justiça, o informativo registra casos de processos em Brasília, Belo Horizonte e Corumbá. Entre eles, estão a quebra do sigilo telefônico de jornalista da revista Época, a indenização do apresentador Paulo Henrique Amorim para o secretário de Defesa Social de Minas Gerais, Sérgio Menezes, e o processo que sofre o editor-chefe do site Folha MS, Érik Silva, por ter publicado matéria em que expôs o salário recebido por um funcionário público da Câmara de Vereadores local.
Outras notícias podem ser encontradas no boletim da ARI, que disponibiliza o email [email protected] aos profissionais e estudantes que queiram fazer denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. Editado por Vilson Antonio Romero, o Tambor da Aldeia é também repercutido no programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre.
 

Comentários