Versão da hora

Notícias inverídicas da Lava Jato tiveram 3,9 milhões de engajamentos, enquanto verdadeiras somaram 2,7 milhões

Uma onda de notícias falsas assombra as redes sociais desde o começo deste ano. Conforme constatado pelo BuzzFeed Brasil, 10 informações inverídicas a respeito da Operação Lava Jato tiveram 3,9 milhões de engajamentos, enquanto 10 verdadeiras somaram 2,7 milhões de curtidas, comentários e reações no Facebook.
Essa apuração se deu através de um levantamento do site com base em dados da rede social. Nele, foram considerados apenas textos com pretensão informativa, ou seja, desconsideraram-se blogs de opinião e sites institucionais. Ao final, chegou-se à conclusão de que o volume de informações falsas é superior às verdadeiras.
A exemplo disto, um único texto do G1, publicado quando o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) virou réu no Supremo, é responsável por 1,1 milhão do total de 2,7 milhões de engajamentos que as 10 notícias verídicas tiveram somadas. Em contrapartida, a falsa mais compartilhada, sobre o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), teve 596 mil engajamentos. Este representa um número menor que o do G1, mas maior que as demais verdadeiras.
Procurado pelo BuzzFeed Brasil, o CEO e fundador Mark Zuckerberg não quis comentar o levantamento. Entretanto, em uma conferência, comentou que o argumento, de que notícias falsas em sua rede social têm o poder de afetar uma eleição, é infundado.

Comentários