Abraji e Farol lançam página sobre tendências na área em 2017

Proposta da associação e da agência de pesquisas é inspirada no "Predictions for Journalism", do Nieman Lab


A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Farol Jornalismo - agência de pesquisa e produção de novas formas de fazer Jornalismo - colocaram no ar, nesta sexta-feira, 9, a página "O Jornalismo no Brasil em 2017". A proposta das entidades é divulgar uma série de reflexões sobre o futuro de diferentes aspectos e segmentos da profissão. Inspirados no "Predictions for Journalism" - série de artigos publicada todos os anos pelo Nieman Lab, que busca discutir tendências sobre o ofício -, o material foi organizado pelos jornalistas Marcela Donini e Moreno Osório.
O objetivo da dupla é fomentar discussões com viés de profissionais que estão pensando a profissão de ângulos distintos. Ao todo, 13 artigos tratam a respeito de checagem de fatos, empreendedorismo, jornalismo de dados, ética, qualidade, diversidade, mobile, investigação, podcast, videojornalismo e estética. Também abordam o que se pode aprender com o mercado dos Estados Unidos.
O projeto conta com textos de Barbara Nickel, Eduardo Pellanda, Fabiana Moraes, Frederic Kachar, João Wainer, Marcia Veiga, Natália Mazotte, Pedro Burgos, Raquel Ritter Longhi, Rogerio Christofoletti, Rubens Valente, Sérgio Lüdtke e Tai Nalon.

Comentários