Documentário sobre artista Xico Stockinger terá sessão comentada

Atividade integra programação da terceira edição da Sessão Accirs de Cinema

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), em parceria com a Lança Filmes e o Instituto Ling, promoverá uma sessão comentada do documentário "Xico Stockinger" (2012). A atividade integra a programação da terceira edição da Sessão Accirs de Cinema, que ocorrerá no dia 6 de dezembro, às 19h, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440). O encontro será mediado pela jornalista e vice-presidente da instituição gaúcha, Mônica Kanitz, e pela professora e crítica de cinema Fatimarlei Lunardelli. Também participarão do encontro o doutor em História da Arte José Francisco Alves e a escultura Eloísa Tregnag.
Com direção e roteiro de Frederico Mendina, "Xico Stockinger" foi exibido na Mostra Especial Cinema Gaúcho na 40° edição do Festival de Gramado. Esta foi a primeira produção da Pironauta Filmes e a estreia de Mendina na direção. O documentário relata a carreira do artista e escultor austríaco naturalizado brasileiro Francisco Stockinger.
O longa traz a fala do escultor, a sua trajetória e depoimentos e apresenta, ainda, como era a sua vida como um dos gestores culturais no Sul do País. Falecido em 2009, ele deixou mais de 10 obras espalhadas em Porto Alegre como, por exemplo, o conjunto das esculturas de bronze de Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana, localizada na Praça da Alfândega, que compõem o Monumento à Literatura. Além do artista Xico Stockinger, o filme apresenta entrevistas de José Francisco Alves e Paulo Herkenhoff.
Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pelo site  www.institutoling.org.br. No local, podem ser retirados somente no dia 6 de dezembro, a partir das 17h. Mais informações pelo site www.accirs.com.br.
Sobre os convidados:
Mônica Kanitz é formada em Jornalismo pela Ufrgs e atua como editora de Cultura no jornal Metro Porto Alegre e como programadora da Cinemateca Paulo Amorim. Atualmente, é vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs).
Fatimarlei Lunardelli também é jornalista, professora e crítica de cinema. Formada pela Ufrgs, tem mestrado e doutorado em Cinema pela USP e é autora dos livros "Ô psit! O cinema popular dos Trapalhões" (1996), e "A Crítica de Cinema em Porto Alegre na década de 1960" (2008).
José Francisco Alves é doutor em História da Arte, autor de curadorias e livros sobre a vida e obra de artistas como Amilcar de Castro e Xico Stockinger. Tem artigos publicados em jornais e revistas no Brasil e exterior e é professor de Escultura no Atelier Livre Xico Stockinger.
Eloísa Tregnago é graduada em Letras pela UCS e escultora. Mudou- se para Porto Alegre em 1985 e frequentou aulas de modelagem e escultura com Vasco Prado e Xico Stockinger. Trabalha desde 1987 no Atelier Vila Nova, de Xico Stockinger, com pedra e bronze.

Comentários