Grupo de Investigação da RBS lança série sobre uso de agrotóxicos

"Perigo no prato" marca estreia de núcleo investigativo composto por jornalistas de Zero Hora, Diário Gaúcho, RBS TV e Gaúcha

Crédito: Mateus Bruxel
O Grupo de Investigação (GDI) do Grupo RBS produziu a primeira série de reportagens, denominada "Perigo no prato". A estreia do núcleo investigativo, composto por jornalistas de Zero Hora, Diário Gaúcho, RBS TV e Rádio Gaúcha, apresentou, nesta segunda-feira, 5, o descontrole no uso de agrotóxicos em frutas e hortaliças comercializados na Central de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS). O conteúdo será transmitido nas emissoras do grupo até sexta-feira, 9.
Para elaborar o material, os repórteres Carlos Rollsing, Fábio Almeida, Jennifer Gularte, José Luís Costa e Humberto Trezzi analisaram morango, pepino, pimentão, cenoura e alface, coletados na Ceasa, no dia 15 de setembro. Os exames foram realizados pelo Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria. Conforme os resultados obtidos, 45% das frutas e hortaliças estavam contaminadas por agrotóxicos e foram consideradas impróprias para o consumo.
Rollsing explica que a série de reportagens aborda os perigos que o consumo desses alimentos contaminados oferecem para a saúde. Ele também ressaltou a venda de agroquímicos proibidos no Brasil. "Demonstramos que há negligência no acompanhamento da qualidade das frutas e verduras vendidas na Ceasa. A população está se alimentando de produtos impróprios, que podem causar danos à saúde", observou.

Comentários