Museu de Contrastes inaugura neste sábado no LabART 760

Antiguidades e obras de arte moderna e contemporânea serão exibidas lado a lado a partir de mecanismos de justaposição

LabART 760 | Crédito: Nilton Santolin
Inaugura neste sábado, 10, no LabART 760, o Museu de Contrastes - Experiência 5. A exposição será composta por antiguidades de períodos e lugares diversos e por obras de arte moderna e contemporânea, que serão exibidos lado a lado a partir de mecanismos de justaposição.
Com curadoria de Gaudêncio Fidelis, a mostra foi organizada levando em consideração um conjunto de objetos que compõem o espaço hierárquico de uma residência privada. Com a exposição, o Museu de Contrastes - Experiência 5 busca constituir uma biografia dos objetos ao mesmo tempo em que visa a formular um manual de contrastes, por meio de um conjunto de estratégias de justaposição que desafiam o senso comum da lógica de exibição convencional. "Podemos dizer que este manual é a parte da exposição que trata da introdução de novos modelos de curadoria, que sejam capazes de construir um campo de conhecimento e reflexão para uma história de exposições", afirma Fidelis.
O que está em questão no Museu de Contrastes, conforme a curadoria, é uma sociologia dos objetos e seu impacto simbólico no universo da cultura. A decoração de interiores causou um enorme impacto nos modos de exibição de obras que foram historicamente utilizados. "Um dos aspectos que esta exposição busca evidenciar são os conflitos que podemos vislumbrar desse agenciamento, entre a função dos objetos, e seu aspecto decorativo, transformados no tempo pela experiência da decoração de interiores e a adição de valor histórico", conta.
A mostra conta com 15 obras de artistas como Antônio Augusto Bueno, Ana Norogrando, Carlos Trevi, Cibele Vieira, Fábio Del Ré, Gilda Vogt, Leandro Machado, Mário Röhnelt, Otto Sulzbach, Pedro Weingärtner, Ricardo Giuliani, Sandro Ka, Tânia Resmini e Tony Camargo, além da inclusão de antiguidades e objetos colecionáveis.
A exposição coletiva contém empréstimos de galerias, antiquários, e coleções públicas e privada e segue em cartaz até 11 de março de 2017. O Museu de Contrastes pode ser visitado de segunda a sexta-feira das 14h às 18h, e aos sábados, das 10h às 15h, na Rua Marechal Floriano, 760. Mais informações pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (51) 3516.2259.

Comentários