Rebeldia, conhecimento e apoio financeiro constroem o ecossistema inovador

Defesa é de Maurício Benvenutti, fundador da StartSe e especialista em Vale do Silício

Benvenutti falou, ao vivo, por Skype | Divulgação/Coletiva.net
Rebeldia, conhecimento e apoio financeiro são necessários para garantir a existência de um ecossistema inovador, compreende o fundador da StartSe, Maurício Bevenutti. Através de Skype, o especialista em Vale do Silício ministrou a palestra "Como uma nova geração de empreendedores está reescrevendo completamente o mundo em que vivemos", na Semana ARP - Especial 60 anos. "Rebelde sozinho vira sem causa, mas o capital intelectual cria condições para transformar ideias em algo prático. É preciso ter empresas dispostas a investir em novas ideias, mesmo sabendo que podem não dar certo. Esse tripé que cria um sistema inovador", afirmou.
Gaúcho de Vacaria, Benvenutti é formado em Sistemas de Informações pela PUC. Por cerca de 10 anos, atuou junto à XP Investimentos, através da qual construiu uma rede parceira de escritórios. Há cerca de um ano, tomou a decisão de deixar a companhia.  Benvenutti argumentou que quem decide se a ideia é boa são as pessoas. "A ideia não tem valor nenhum. Dentro da sua cabeça, ela vai ser só uma boa ideia. Transformar isso em um produto é o que dá valor à ideia", ao destacar a capacidade de execução.
Motivado pelas inovações do Vale do Silício, decidiu mudar-se para os Estados Unidos. "Grandes redes sociais, tecnologias, aplicativos, que mudaram nossa vida vieram do Vale do Silício", recordou, ao atentar para o surgimento de inovações que estão rompendo com segmentos tradicionais da economia. São exemplos citados por ele o WhatsApp na área de telefonia, o Airbnb no setor hoteleiro, o Uber no ramo de táxis.
"Outros negócios estão sendo desafiados, como a indústria dos estacionamentos", afirmou. A experiência de compra está sob grandes mudanças, prova disso está na tendência de lojas cada vez menores e com menos estoques. Benvenutti também mostrou que o tempo para adoção de novas tecnologias por parte da população de um país está cada vez menor. "As pessoas estão muito mais abertas à inovação", constatou.
Após o painel, os debatedores Alexandre Skowronski, da Global, José Renato Hopf, fundador da Getnet e 4all, e Francisco Milagres, representante da Singularity University no Brasil, também contribuíram com questionamentos e reflexões. Hopf também apresentou os seus pilares para um sistema inovador, destacando a importância das pessoas e de smart money, ou seja, o investidor que também é mentor em negócios.
Com apoio do Grupo RBS, o Coletiva.net está acompanhando toda a agenda da Semana ARP - Especial 60 Anos.

Comentários