Servidores da Fundação Piratini entram em greve na próxima semana

Paralisação foi definida em assembleia com funcionários nesta tarde

Crédito: Maia Rubim/Sul21
Em assembleia realizada nesta tarde no estúdio principal da TVE, os servidores da Fundação Piratini decidiram entrar em greve na próxima semana, para protestar contra a extinção da instituição. A paralisação está prevista para ocorrer de segunda, 19, a sexta-feira, 23, e a proposta é de que apenas o sinal das emissoras públicas seja mantido durante o período. Conforme nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), a resolução foi aprovada por 95 votos favoráveis, doze contrários e seis abstenções.
Em entrevista ao Coletiva.net, a delegada sindical dos radialistas da Fundação Piratini, Gabriela Barenho, informou que a ideia é buscar uma alternativa para a programação, que não sairá do ar. "Podemos entrar em rede nacional com a TV Brasil e reprisar programas próprios", explicou. Ela adiantou que, nos telejornais locais, os repórteres entrarão com boletins direto da Praça da Matriz, onde ocorrem as manifestações, e com links ao vivo da votação na Assembleia Legislativa que definirá o futuro da TVE e da FM Cultura. "O único programa que optou por não ser reprisado é o Estação Cultura, que será transmitido também da Praça da Matriz", esclareceu.
Gabriela também disse que está prevista para amanhã, 16, uma reunião com a presidente da Fundação, Isara Marques, para definir como será a paralisação. "Ela pode acatar nossas propostas, como também pode negar. Assim, teremos que buscar outra alternativa", salientou. Para a rádio, está prevista uma programação musical e entradas ao vivo também da Praça da Matriz.

Comentários