Após reportagem do Diário Gaúcho, autoridades reabrem Parque Itapuã

Matéria da jornalista Aline Custódio apontou situação de abandono do local


Depois da publicação de uma reportagem sobre a situação de abandono do Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) reabriu a visitação da Praia das Pombas. A matéria feita pela jornalista Aline Custódio e pelo fotojornalista Mateus Bruxel foi publicada no Diário Gaúcho e em Zero Hora.
Veiculado na última semana, o conteúdo apontou que o local não funcionaria durante o Verão e que o espaço estava fechado para visitação pública havia nove meses. Também foi apontado que o espaço contava com apenas 10 funcionários para realizar a manutenção de todo o parque. O parque costumava receber, em média, 1.150 visitantes mensais antes da restrição de acesso. No dia seguinte à publicação, a Sema autorizou a reabertura nos finais de semana, que registrou mais de 500 pessoas no primeiro sábado e domingo de janeiro.
Para Aline, a sensação é de dever cumprido. Na visão dela, ainda que haja dificuldades dos colaboradores em conservar o local, eles têm muita vontade de ver o parque com visitantes. "Na nossa segunda ida a Itapuã, encontramos moradores com um exemplar do Diário Gaúcho nas mãos indo ao parque para se oferecerem como voluntários. Mobilizamos a comunidade. Isso não tem preço", comemorou.

Comentários