O que vem por aí

Snapchat, realidade aumentada e marketing de influenciadores estão entre as tendências digitais para 2017

A Kantar Ibope Media divulgou estudo sobre previsões digitais para 2017. Dentre as tendências estão o crescimento do Snapchat, a integração da realidade aumentada e da realidade virtual e o marketing de influenciadores.
Chamada de "economia da confiança", o marketing de influenciadores mostra que a linguagem da confiança é uma interface de usuário alimentada por boas influências, classificações e críticas. De acordo com o estudo, em breve, a confiança poderá ser uma mercadoria exigida pelos consumidores.
Na medida em que aplicativos de mensagens e inteligência artificial crescem, surgem, também, estratégias de chatbot de conteúdo e apps de realidade aumentada, como Pokémon GO ou ferramentas de notícias, como New York Times VR. Como explica o levantamento da Kantar, não é apenas uma questão de promover narrativas, mas de usar o conteúdo como veículo para oferecer experiências imersivas.
Outra tendência é o crescimento das plataformas de mensagens chamadas chatbots. Mantendo a privacidade do público, as marcas podem estabelecer uma conexão mais personalizada como estratégia de marketing. Também estarão em evidência as redes de pergunta e resposta - "Ask me Anything", "Fenda", "Zhihu Live", "TipTalk" e "Wiselike". Através deles, os usuários fazem perguntas a celebridades mediante tarifas, por exemplo, ou acessam sessões privadas com peritos de diversos setores.
A TV Social, que é a união da TV com as mídias sociais, fidelizará uma nova geração de telespectadores, visto que as redes sociais serão cada vez mais espaços de extensão da TV, com audiências que discutirão os programas de TV fora do horário de transmissão. Outra previsão é o fortalecimento dos assistentes virtuais, que devem suplantar os mecanismos de busca tradicionais. O comércio social também crescerá, ou seja, o botão "comprar" aparecerá cada vez mais na navegação digital.
Este ano também deve revolucionar na maneira como se conversa no trabalho. Ferramentas como Workplace, Slack, o HopChat foram criadas para conectar equipes.  De acordo com a Kantar, espera-se a adoção massiva de ferramentas de mídia social no que se refere ao trabalho.

Comentários