Sistema analógico da TVE para Porto Alegre será desligado em fevereiro

Transmissão será feita na Capital e na Região Metropolitana somente no sinal digital a partir de quarta-feira

Crédito: Gustavo Roth/ Fundação Piratini - TVE e FM Cultura
O sistema analógico da TVE para Porto Alegre e Região Metropolitana será desligado nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. A medida segue o calendário definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cuja Portaria 3.493/2016 exige a conversão de sinal digital de emissoras de televisão da Capital e outras localidades do Estado até 2018. A partir de fevereiro, a transmissão será feita somente no sinal digital e o desligamento não afetará quem já possui TV com esta recepção, conversores digitais externos e TV por assinatura.
De acordo com a Fundação Piratini, a medida resultará em economia para instituição e abrirá espaço para a locação na torre no Morro da Polícia. A estimativa da entidade é que o desligamento analógico atinja menos de 5% de potenciais telespectadores em um raio de cerca de 60 quilômetros a partir de Porto Alegre. Nas demais regiões do Estado, as 38 retransmissoras seguirão com sinal analógico até 2023, conforme cronograma do MCTI.
O presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., garante que os pré-requisitos legais já foram atendidos. "Essa decisão, tomada anteriormente pelo corpo diretivo e técnico da televisão, reverterá em investimentos para implantação do sinal digital para o Interior e vamos cumprir dentro das normativas legais", informa. As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal têm direito a receber um kit gratuito com antena e conversor digital.
Para o diretor-geral da Fundação Piratini, Miguel de Oliveira, mesmo com o processo de transição para a extinção da Fundação Piratini em 180 dias, as emissoras seguirão operando com as vigências de outorga. "Os investimentos para implantação do sinal digital no Interior serão viabilizados a partir do corte de despesas que o sistema analógico onera, tanto para sua manutenção de antenas quanto ao alto consumo de energia elétrica, pois se trata de uma tecnologia quase obsoleta com elevado custo e baixo rendimento", informa.
Os municípios atingidos com o corte de sinal analógico são Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Viamão, São Leopoldo, Alvorada, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Guaíba, Esteio, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Barra do Ribeiro, Estância Velha, Charqueadas, Portão, Taquari, Triunfo, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, Butiá, General Câmara, Tabaí e arredores.

Comentários