Treinamento na Alemanha aborda ética no Jornalismo contemporâneo

Profissionais em início de carreira e alunos de mestrado poderão se candidatar ao processo seletivo


A Fellowships at Auschwitz for the Study of Professional Ethics (Faspe) promoverá um programa de treinamento para jornalistas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre ética no exercício da profissão na era contemporânea. Destinada aos profissionais em início de carreira ou estudantes de mestrado, a iniciativa terá duas semanas de duração e permitirá aos participantes uma análise do papel do jornalista na Alemanha nazista e durante o Holocausto.
O cronograma do curso começará na Alemanha, com seis dias de hospedagem em Berlim, e terminará com sete dias na Polônia.  Durante o programa, serão abordadas diversas áreas integradas, como História, Cultura, Filosofia e fontes documentais. Os participantes também presenciarão entrevistas com sobreviventes do período do Holocausto e visitarão jornais alemães e poloneses. Os alunos irão alimentar um blog diário, com as experiências que viveram durante o período, que será de 21 de maio a 2 de junho.
Todos os custos, incluindo passagens aéreas dentro da Europa, além de alojamento e alimentação, serão cobertos pela Faspe. Em relação ao transporte aéreo, o programa cobrirá despesas até o valor equivalente ao de uma passagem de Nova York à Europa. Os selecionados não são obrigados a viajarem neste trajeto, mas se tornam responsáveis por qualquer custo que ultrapasse o estipulado. Os interessados deverão se inscrever através do site da Faspe.

Comentários