Abraji lança portal com pedidos de informações a órgãos públicos

"Achados e Pedidos" permitirá buscas em dados que tenham sido obtidos por meio de solicitações feitas via Lei de Acesso a Informações

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil lançarão o site "Achados e Pedidos" na próxima sexta-feira, 10, às 9h30, durante o seminário gratuito "Acesso à Informação e Controle Social", no auditório da FGV Direito SP (R. Rocha, 233 - São Paulo). O portal permitirá buscas em dados que tenham sido obtidos por meio de solicitações feitas via Lei de Acesso a Informações e funcionará como um banco online de pedidos de acesso a informações e respostas de órgãos públicos do País.
"Achados e Pedidos", cujo desenvolvimento foi financiado pela Fundação Ford, contará com a participação dos próprios usuários para aumentar sua base de informações. Após um cadastro gratuito, qualquer pessoa poderá enviar o pedido que fez e o resultado que obteve, caso tenha sido respondido.
Nesta etapa inicial, o site reúne solicitações e respostas dos Executivos federal, estadual de São Paulo e municipal de São Paulo; TCU, TJ de Santa Catarina, TJ do Mato Grosso e Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Também apresenta dados compilados pelos parceiros Ação Educativa, Aos Fatos, Lupa, E aí, vereador?, Artigo 19, Fiquem Sabendo, Livre.jor, Open Knowledge Brasil, e Instituto Sou da Paz.
As informações na base de dados do "Achados e Pedidos" irão compor, ainda, uma visão geral do funcionamento da Lei de Acesso a Informações, como quais órgãos públicos respondem e quais não, além de comparações regionais. O site já inicia suas atividades com 23.471 pedidos cadastrados.
Após o lançamento do portal, jornalistas que fazem uso de informações públicas se reunirão em uma mesa-redonda para debater as principais dificuldades para obter dados públicos e o quanto vale a pena enfrentá-las. Participarão do debate o freelancer norte-americano Philip Eil, Rubens Valente, da Folha de S.Paulo (a confirmar), e Leo Arcoverde, do site Fiquem Sabendo.

Comentários