Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Notícias Comunicação Cinco perguntas para Jaques Machado

Cinco perguntas para Jaques Machado

Profissional assumiu a coordenação do Departamento de Jornalismo da FM Cultura
Compartilhar
,

Jaques Machado | Crédito: Gustavo Roth/Fundação Piratini

  1. Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Jaques Machado, tenho 30 anos, nasci e moro em Porto Alegre. Até meus 28 anos morava com meus pais em Alvorada, onde passei toda a minha infância. Já fui vendedor de pacote de cobertura fotográfica para casamentos, instrutor de escola de informática e abandonei um emprego em São Paulo, na Dell, para começar minha carreira no Jornalismo, ainda na época da faculdade. Hoje, me dedico a esta área, ao Teatro e ao Acamps, grupo da igreja católica do qual eu participo.

  1. O que planeja para este novo momento enquanto colaborador da FM Cultura?

Consolidar ainda mais o importante trabalho que a emissora faz no jornalismo cultural. Além disso, ajudar a construir um futuro sustentável e promissor para a emissora.

  1. Como você encara o momento que a Fundação Piratini está passando?

É uma situação que não gostaríamos que estivesse acontecendo, porém, a estrutura não consegue mais ser mantida pelo Estado. Por isso, é preciso pensar e buscar alternativas para que a FM Cultura continue presente na vida dos gaúchos.

  1. Quais foram suas experiências anteriores na área do Jornalismo?

Sou jornalista formado pela Unisinos há quase sete anos e tenho MBA em Negócios Digitais pela Uniritter. Desde então, trabalhei na TV Unisinos, Band e os últimos anos estive no Grupo RBS – onde fiz produção da RBS TV e permaneci na Gaúcha desde o estágio em 2009 até a minha saída para a FM Cultura com o convite do Orestes de Andrade Jr. Meus últimos anos na Gaúcha foram como editor das duas edições do Chamada Geral e produzindo conteúdo de cultura e entretenimento para a emissora pelo blog ArtePOP. Já passei pela produção de todos os programas da Gaúcha e era substituto na chefia de reportagem. Além disso, sou ator, estou ensaiando o próximo espetáculo e faço a graduação em Teatro na UFRGS.

  1. Quais são os seus planos para os próximos três anos?

Sinceramente, eu não sei. Estou vivendo o momento de agora na FM Cultura. Com a extinção da Fundação, também devo ser demitido. Sou uma indicação técnica para tocar o jornalismo da rádio nesse período e ajudar a construir um projeto para o futuro. Agora, o que acontecerá nesse futuro? Espero que muitos outros desafios.