Cinco perguntas para Laura Rejane Mamfrim de Freitas

Jornalista é a diretora de Jornalismo da TVE desde janeiro deste ano

Laura | Gustavo Roth
1- Quem é você, de onde vem e o que faz?
Venho de uma experiência de mais de 30 anos em televisão. Primeiro na RBS TV, onde permaneci por 26 anos. Depois, tive uma breve passagem na TV Bandeirantes RS e, nos últimos seis anos de trabalho, estava na Rede Globo, como chefe de reportagem e coordenadora do Projeto Passaporte do canal SporTV.
2- Como foi receber o convite para se diretora de Jornalismo da TVE?
Minha intenção ao retornar do Rio de Janeiro no fim de 2015 era passar um tempo totalmente dedicada à família, quase um período sabático. E assim aconteceu. Fiquei os primeiros seis meses de 2016 acompanhando meu pai em Caçapava do Sul, minha cidade natal e, no segundo semestre, me dediquei aos negócios de minha filha em Porto Alegre. Foi justamente por estar fora do Jornalismo e pensando em uma nova atividade profissional depois dos 60 anos, que o convite para a direção de jornalismo da TVE me deixou surpresa e indecisa. Achei que ainda não seria o momento de voltar ao Jornalismo, mas aceitei por um período determinado e por achar que a minha experiência pode servir a quem está na emissora seja pelo período que for.
3- O que planeja para a função?
Entendo a insegurança vivida pela equipe, as opiniões, as preocupações.  Tenho a porta aberta para conversar, ouvir opiniões e ajudar sempre que possível. Também pretendo contribuir com projetos para o canal, que deve continuar mesmo com a extinção da Fundação.
4- Como você encara o momento que a Fundação Piratini está passando?
Embora não participe das negociações nem de qualquer trâmite da extinção da Fundação Piratini, avalio o momento como decisivo para o planejamento de um novo modelo de TV Pública. A nossa ideia é trabalhar pela continuidade da TVE, dentro de um modelo sustentável.
5- Quais foram suas experiências anteriores na área do Jornalismo?
Na RBS TV, comecei como repórter em Pelotas em 1980 e, em 1985, coordenei o Jornalismo de RBS TV em Caxias do Sul. Na RBS TV Porto Alegre permaneci entre 1987 e 2007, período no qual fui editora do Núcleo da Globo, chefe de reportagem, editora-chefe do Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço, Teledomingo e RBS Notícias. Em 2007, fui para a TV Bandeirantes como editora-chefe do Band Cidade e, depois, para a Ulbra TV, como editora-chefe do Ulbra Notícias. Em 2009, fui convidada para a chefia de reportagem do SporTV no Rio de Janeiro, onde também coordenei as três primeiras edições do Projeto Passaporte SporTV. A experiência na Globo/SporTV se estendeu por seis anos, quando resolvi retornar ao Sul.

Comentários