Cinco perguntas para Luís Gustavo Schuwartsman Van Ondheusden

Jornalista passou a coordenar departamento de Diagramação no Jornal do Comércio

Luís Gustavo | Divulgação


  1. Quem é você, de onde vem e o que faz?


Sou Luís Gustavo, jornalista nascido em Porto Alegre e formado em 2007. Coordenador da Diagramação do Jornal do Comércio, também atuo como freelancer, prestando serviços de diagramação, design gráfico e outras áreas da Comunicação.  Sou casado com a Christiane e sou pai do Lorenzo, uma família pela qual sou totalmente apaixonado.

  1. Como se deu a escolha pela atuação com Comunicação?


Alguns "sinais" pareciam mostrar o caminho que iria trilhar até hoje: sou comunicativo, gosto de edição, e isso - hoje - é bem claro para mim quando penso, por exemplo, que eu era um dos editores do jornal de turma na época de colégio. Além disso, tinha uma vontade, ainda quando criança, de ser narrador de futebol, e imaginava que podia fazer isso, mas acabei me direcionando para outra área. Hoje, sou muito feliz nesse ramo do Jornalismo, mas sinto que o profissional de diagramação é pouco valorizado. É o que eu sempre digo: "não é porque tu sabes mexer no Photoshop que tu és um designer gráfico; não é porque tu sabes mexer no InDesign que tu és um diagramador". Porém, muitas pessoas não pensam assim. Isso é uma realidade bem dura para muitos profissionais, que acabam por leiloar seus serviços para conseguir trabalhar.

  1. O que representa na sua carreira a coordenação do departamento de Diagramação do Jornal do Comércio?


Por muito tempo eu fui "preparado" para assumir esta posição. Na primeira oportunidade, não assumi, mas isso só veio a colaborar com o meu autoconhecimento. Essa situação me mostrou que, talvez, não fosse o melhor momento de assumir a função - e de fato não era. A empresa passava por um momento de transformações nos seus processos internos e muita coisa estava diferente. Eu precisaria "reaprender" alguns funcionamentos para poder coordenar o setor, e, se fosse naquele momento, talvez eu não estivesse apto para o cargo. Hoje, posso dizer que estou onde deveria estar e meu sentimento é de que lutei com sabedoria para alcançar meu objetivo.

  1. O que você planeja à frente do cargo?


O trabalho em equipe é muito importante, e isso é um dos meus pilares. Tenho em vista integrar a equipe, tornar todos protagonistas do setor. Quero que todos os meus colegas sintam vontade de crescer, almejar algo maior sempre, queiram aparecer, que criem projetos gráficos, páginas diferentes e bonitas. Quero estimular nosso ambiente de trabalho para que a diagramação do JC seja sempre vista como um setor talentoso, e que na verdade é. Também desejo que todos os colegas da redação do jornal possam ter um ambiente agradável e positivo, trocar ideias, dialogar bastante para alcançarmos sempre os objetivos em vista.

  1. Como você se vê daqui a cinco anos?


A ideia é me consolidar na frente deste cargo, mas também expandir minha rede de contatos, meu networking. Estou sempre buscando trabalhar, sempre mais e mais, e a ideia é nunca parar, estar sempre procurando e prospectando. Uma vez que trabalho como freelancer, minha ideia é ter bons negócios engatilhados que me permitam sempre sonhar mais alto. Porém, não sou muito de planejar o futuro. Busco sempre viver o presente da melhor forma possível.

Comentários