Exposição celebra 50 anos de colunismo social de Paulo Gasparotto

Mostra ocorrerá no Shopping Iguatemi de 4 a 23 de abril

Paulo Gasparotto | Crédito: Pedro Antonio Heinrich
As cinco décadas de colunismo social de Paulo Gasparotto serão celebradas na exposição "Gasparotto - 50 anos de colunismo social", que poderá ser visitada entre 4 e 23 de abril, no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. Com curadoria da historiadora e crítica de arte Paula Ramos, a mostra apresentará uma síntese da trajetória do comunicador que acompanhou e retratou, durante 50 anos, a vida social dos porto-alegrenses.
A partir de colunas, notas e fotografias reproduzidas em jornais e revistas, a exposição proporcionará uma volta no tempo, evidenciando personagens, ambientes e histórias que foram pauta de Paulo Gasparotto ao longo dos últimos 50 anos. Complementam a mostra desenhos originais de Vitório Gheno, produzidos para ilustrar as colunas do comunicador, assim como um vídeodocumentário dirigido pelo cineasta Zeca Brito, autor de "Glauco do Brasil" (2015).
Nascido em Porto Alegre, em 20 abril de 1937, Paulo Gasparotto começou sua carreira no final dos anos 1950, assumindo a pauta de decoração para o extinto jornal "Ele e Ela" e, na sequência, para a Revista do Globo. Em 1963, ingressou em Zero Hora e, nos anos seguintes, assinou coluna própria na qual escrevia sobre moda, arte, elegância e vida social. Seus textos foram publicados nos jornais Folha da Tarde, Correio do Povo, Zero Hora e, por último, O Sul. Atualmente, o colunista está à frente do próprio portal de notícias (www.paulogasparotto.com.br).
A mostra acontece em ambiente próximo ao acesso pela portaria da avenida Nilo Peçanha, ao lado do restaurante Coco Bambu. A abertura oficial está marcada para o dia 4 de abril, às 19h, e a exposição pode ser vista no horário de funcionamento do Shopping, das 10h às 22h. Estendendo as comemorações, o Santander Cultural apresenta, entre 18 de abril e 28 de maio, a exposição "Paulo Gasparotto - Certas pequenas loucuras?", também com curadoria de Paula Ramos. A mostra será focada nas coleções do artista, que vão de arte sacra e antiguidades, passando por imagens de Porto Alegre e pelo fascínio por pés, cães e jardins.
Leia mais:
Eduardo Conill e Paulo Gasparotto estreiam programa sobre variedades na TVU
Um ciclo de 15 anos se encerra para Paulo Gasparotto no jornal O Sul

Comentários