Festival de Cinema de Gramado terá curadoria de trio argentino e brasileiro

Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho já pensam nas diretrizes do evento que ocorrerá em agosto

No ano em que chega à sua 45ª edição, o Festival de Cinema de Gramado confirmou os nomes dos seus três curadores. A argentina Eva Piwowarski e os brasileiros Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho já pensam nas diretrizes e na programação do evento que ocorrerá de 18 a 26 de agosto, no Palácio dos Festivais, na cidade serrana.
Participando de diversos eventos e coberturas relacionadas à produção e à exibição cinematográfica em diversos pontos do Brasil e do mundo, Eva, Marcos e Rubens avaliam a movimentação do cinema em diferentes plataformas e procuram o melhor do cinema brasileiro e latino para levar à Serra Gaúcha. Rubens Ewald Filho retornou ao País, após uma temporada em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde acompanhou lançamentos da temporada e comentou, pelo canal TNT, premiações como Critics" Choice Awards, Globo de Ouro, Screen Actors Guild Awards e Oscar.
Marcos Santuario, que recentemente participou de mais uma edição do Festival de Cine de Punta del Este, no Uruguai, observou, no evento, a repercussão latina de filmes exibidos na última edição de Gramado, como "Aquarius", "Elis" e "El Mate". Santuario acompanhou localmente a movimentação da imprensa e de cineastas latinos, já trabalhando a prospecção de presenças em potencial para o Festival de Gramado. Por sua vez, a argentina Eva Piwowarski marca presença em eventos do gênero que conversam diretamente com Gramado, como o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, realizado em Havana, em Cuba.
Pelo quinto ano consecutivo, a Gramadotur é responsável pela realização do evento, que já está preparando a organização interna do Festival. "Essa é uma edição histórica e de grande responsabilidade para a Gramadotur. Poucos eventos cinematográficos ou culturais têm esse histórico e essa repercussão. Hoje o Festival de Gramado já é reconhecido como um dos mais relevantes da América Latina e isso nos coloca ainda em maior evidência", conta o diretor de eventos da autarquia, Enzo Arns.

Comentários