Jornalistas conhecem restauro da Igreja Nossa Senhora das Dores

Profissionais de Correio do Povo, G1, Metro, RBS TV, TVE e Zero Hora foram apresentados à nova fase da obra

Um grupo de jornalistas, composto por profissionais de Correio do Povo, G1, Metro, RBS TV, TVE e Zero Hora, esteve em visita à Igreja Nossa Senhora das Dores, nesta semana, no Centro Histórico de Porto Alegre. O motivo era conhecer a nova fase de restauro, que contempla o altar da capela auxiliar - que retornará ao lugar de origem após 49 anos.
Conforme a assessora de imprensa responsável pela divulgação das obras, Márcia Dihl, a ideia de chamar os jornalistas surgiu assim que iniciou sua prestação de serviços. "Sempre brinco que, quando viajamos, visitamos as igrejas de outros lugares e, muitas vezes, não conhecemos a história da nossa própria cidade", completou.
Durante o passeio, os jornalistas foram informados de que o retábulo - estrutura de madeira que fica atrás do altar -, descoberto na última restauração em 2000, estava guardado no forro da igreja. A novidade é que essa peça será entregue em 26 de março, data em que se comemora o aniversário de Porto Alegre, como presente à cidade. O assunto rendeu, por exemplo, entrada ao vivo no Jornal do Almoço, telejornal do Grupo RBS, além de destaque na capa de Zero Hora desta sexta-feira, 17.
Na nova fase de restauração, serão incluídas as intervenções na capela principal do santuário, que é o primeiro patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Porto Alegre (1938). A previsão é de que as obras sejam concluídas no final deste ano. Esta etapa conta com o patrocínio da Braskem por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul.

Comentários