Tambor da Aldeia registra ameaças e mortes de profissionais da imprensa

Boletim da ARI também destaca agressões a jornalistas e ataques à liberdade de imprensa


O Tambor da Aldeia, boletim informativo disponibilizado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), registrou ameaças, agressões e mortes de profissionais de comunicação, além de ataques à liberdade de imprensa. Entre os destaques está o caso do jornalista Ronei Marcílio, da Rádio Solaris, de Antonio Prado (RS), que foi agredido por cerca de 15 pessoas ao cobrir uma ocorrência de assassinato na cidade. Ao chegar ao local do crime, onde os moradores estavam tentando linchar o suspeito, Marcílio começou a fazer imagens de um ponto afastado. Ele foi cercado e agredido com chutes e pontapés.
Também foi notícia o fato de que o juiz federal Sérgio Moro, responsável em primeira instância pela Operação Lava Jato, determinou a exclusão do processo de todas as provas relacionadas ao blogueiro Eduardo Guimarães, responsável pelo Blog da Cidadania, que havia sido levado coercitivamente pela Polícia Federal (PF) para depor dois dias antes.
Na sessão "Pelo mundo", foi destaque a morte do jornalista mexicano Cecilio Pineda Birto, que era diretor do diário La Voz de la Tierra Caliente e colaborador dos periódicos El Universal e El Debate. Ele, que foi assassinado a tiros, cobria o noticiário político com postura crítica ao governo local, já tendo sofrido ameaças em outras ocasiões. Nos Estados Unidos, o secretário-geral da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Christophe Deloire, e o diretor do Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ), Joel Simon, reuniram-se com o secretário geral da ONU, Antonio Guterres, para falar sobre o apelo lançado por uma coalizão internacional pela criação de um Representante Especial das Nações Unidas para a segurança dos jornalistas.
Essas e outras notícias estão disponíveis no boletim da ARI, que disponibiliza o e-mail [email protected] a profissionais e estudantes que queiram fazer denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. Editado por Vilson Antonio Romero, o Tambor da Aldeia também é repercutido no programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre.

Comentários