TVE terá quatro horas de produção jornalística local em horário nobre 

Mudança na programação da emissora pública acontecerá a partir da próxima semana


A partir da próxima segunda-feira, 3 de abril, a  TVE contará com uma nova programação que incluirá quatro horas de produção local em horário nobre, de segunda a sexta, das 18h às 22h. A readequação marca os 43 anos da emissora, a serem celebrados nesta quarta-feira, 29, e o conceito adotado que tem como slogan "TVE mais sustentável".
Segundo a diretora de Jornalismo da TV, Laura Mamfrim de Freitas, a mudança consiste em "concentrar esforços para entregar um Jornalismo mais crítico, profundo e transformador aos gaúchos".  Os investimentos para reformular a programação foram captados pela Lei Rouanet com o auxílio da Associação de Amigos da Fundação Piratini. A empresa Celulose Riograndense também apoiou a iniciativa.
Para o presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., o papel estratégico da comunicação pública parte de princípios como a pluralidade e a renovação. "O objetivo é ter uma programação informativa dinâmica, instigante, democrática, plural e culturalmente diversa, que tenha impacto real na vida das pessoas", afirmou. Orestes explicou que a nova programação foi construída em conjunto com os funcionários da emissora por meio de reuniões. "Foi uma construção coletiva, com muito diálogo, visando a criar espaços ricos para o debate e o exercício da cidadania plena através do Jornalismo", ressaltou.
A nova grade será formada por três faixas: Cultura, Jornalismo e Premiada. A primeira se iniciará às 18h com o "Radar". Na sequência, às 18h30, "Estação Cultura"; às 19h, "Plano de Jogo"; e às 19h15, "Consumidor em Pauta". A segunda transmitirá, das 19h30 às 20h30, a nova atração da emissora: "Panorama TVE", que é uma revista eletrônica com notícias do Estado. Após, às 20h30, "Debate TVE" chega aos telespectadores. Já na terceira, das 21h às 22h, será dedicada à apresentação dos programas "TVE Repórter", "Faces", "Frente a Frente", "Nação" e "Curta TVE". Apenas nas segundas-feiras, das 21h às 22h, o "TVE Esportes" retorna à programação com informações sobre as práticas desportivas do Estado.
A rede de parceiras do Interior, que conta com mais de 40 TVs comunitárias, universitárias e independentes, ganhará um programa exclusivo no final de semana, o "Pelo Rio Grande", com duração de 30 minutos. "Uma TVE mais sustentável está nascendo. Mais democrática e plural", afirmou a diretora de Programação, Tatiana Forster.

Comentários